Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Qual a diferença e a hora certa de usar desodorante e antitranspirante

Amanda Milléo
18/07/2019 15:00
Thumbnail

Para chegar ao efeito desejado com o uso do antitranspirante, é preciso deixar o produto agir por mais tempo que o desodorante tradicional. Foto: Bigstock.

É bem provável que você tenha usado o desodorante de forma errada este tempo todo.
Muitos dos produtos vendidos no mercado têm a função antitranspirante, que precisa de mais tempo para se fixar na pele e bloquear a produção de suor nas glândulas das axilas.
Se passar o produto à noite, antes de dormir, o antitranspirante fica mais tempo depositado na glândula, aumentando o efeito protetor.

“Quando a pessoa passa durante o dia, como ela fica se mexendo e o suor é mais frequente, o produto não se fixa. É mais indicado passar os antitranspirantes à noite, antes de dormir, e os desodorantes durante o dia, ou os desodorantes com função antitranspirante pela manhã e à noite”, explica a dermatologista Fabiane Mulinari-Brenner.

Diferenças
Desodorante
A função do produto é ressecar a axila e diminuir a transpiração. Alguns têm até uma fragrância que maquia o odor quando a pessoa transpira. O suor se “transforma” em perfume.
Antitranspirantes
Há alguns desodorantes que são também antitranspirantes. Eles conseguem obstruir a glândula que produz o suor na axila, como uma rolha. Para que a interrupção funcione, porém, é preciso deixar o produto agir por mais tempo que o desodorante tradicional.

Como passar? Há pessoas que, mesmo transpirando bastante, têm apenas uma pequena área de transpiração na axila ou até mesmo uma axila que transpira mais que a outra. Se você ainda não identificou qual é a sua área de transpiração, não tem erro: aplique o desodorante ou desodorante antitranspirante por toda a axila e espere secar antes de colocar a roupa.

LEIA TAMBÉM