Saúde e Bem-Estar

Redação

“Poucas coisas excitam o cérebro tanto quanto chocolate”, comprova neurociência

Redação
26/03/2018 07:00
Thumbnail

Estudos revelam que consumo frequente de chocolate auxilia na manutenção da saúde, desde que seja com moderação. Foto: Claudia Pereira/Divulgação. | Claudia Pereira

Não é balela, mas ciência: há poucas coisas que excitam o cérebro tanto quanto chocolate —  e quem fez essa comprovação  foi o especialista em neurociência do Oregon Research Institute, Eric Stice.
Hoje, 26 de março, é comemorado o Dia do Cacau, fruta abundante no Brasil e América do Sul, e principal matéria-prima do adorado chocolate que, apesar de unânime, ainda assusta muita gente por conta das calorias e gorduras.
Mas, por ser derivado da fruta (repleta de antioxidantes e substâncias benéficas), o chocolate pode ser, sim, um aliado da saúde.
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)

Mais cacau, menos açúcar

Só cuidado com a qualidade: observe o rótulo e prefira produtos com poucos ingredientes e alto teor de cacau: para saber disso, é só observar se o cacau é o primeiro da lista. Chocolates a partir de 70% de cacau costumam ter essa característica.

Saiba quais são os benefícios do chocolate, segundo o  livro “O Peso das Dietas”, de autoria da nutricionista franco-brasileira Sophie Deram:

Contém antioxidantes: Os polifenóis e flavonoides do cacau tem uma capacidae antioxidante (ou seja, de evitar a oxidação das células) ainda mais elevada do que a maioria das frutas — o que faz dela uma “superfruta”.
Melhora a saúde do coração: Muitos estudos associam o consumo moderado de chocolate a redução de doenças como hipertensão e redução do risco de insuficiência cardíaca.
Ajuda o cérebro: Os flavonoides do cacau também são bons para o sistema circulatório cardiocerebral — existe ainda uma associação entre o consumo de cacau e melhora da memória.
Dá mais força muscular: O chocolate amargo melhora o desempenho muscular e dissipa a fadiga. Isso por conta da epicatequina, composto da família dos flavonoides presente no cacau.
Ajuda a manter um IMC mais baixo: Estudo recente mostrou que, independente da prática de exercícios físicos e idade, o consumo de chocolate frequente ajuda no combate à obesidade. Mas, fique atento: desde que ele seja consumido com moderação e que seja de boa qualidade (observe o rótulo e prefira produtos com poucos ingredientes e, de preferência, sendo o cacau o primeiro da lista). O excesso pode ocasionar justamente o contrário e aumentar o Índice de Massa Corpórea (IMC).
Contribui para o bom-humor: os ingredientes do chocolate aumentam a seratonina e dopamina, hormônios que nos trazem prazer e bem-estar.
Mas, atenção: as pesquisas citadas levam em conta um consumo diário de 20 a 40 gramas de chocolate meio amargo. 
LEIA TAMBÉM