Saúde e Bem-Estar

Redação

Dicas simples para curar a ressaca pós-festas de Réveillon

Redação
01/01/2019 08:00
Thumbnail

É fácil se livrar do mal-estar do dia seguinte após alguns bons drinks. Foto: Kelsey Chance / Unsplash

Nada como celebrar o fim de ano com um bom brinde, certo? O problema é quando o tilintar das taças acontece mais vezes do que você consegue contar e, no dia seguinte, a única promessa de Réveillon que sobra é ficar longe dos drinques por um tempo. Mas calma. Apesar de não existir cura para a ressaca, é possível amenizar os sintomas de mal-estar com alguns passos simples.

Tomar Engov antes de beber ajuda a prevenir a ressaca?

Não. Tomar um comprimido de maleato de mepiramina + hidróxido de alumínio + ácido acetilsalicílico + cafeína, ou Engov, nome comercial mais conhecido, não protege o fígado de qualquer bebedeira.
“O fígado não é o culpado da ressaca. A ressaca não surge porque ele ficou muito machucado, não é isso. Surge da falta de o organismo em conseguir metabolizar todo aquele álcool consumido, que acaba intoxicando o corpo”, explica Alcindo Pissaia Junior, médico hepatologista e professor da Universidade Positivo.
Os medicamentos apenas ajudam a diminuir os sintomas, mas de forma alguma impedem que você fique bêbado ou com ressaca. “Essa regra de tomar o remédio antes e depois não serve para nada. Ele tira os sintomas, mas não reduz os efeitos deletérios do álcool no organismo”, diz Mirella Massollo, médica especialista em clínica médica do Hospital Marcelino Champagnat.

1. Foi ao banheiro? Beba água logo em seguida

Um dos efeitos do álcool é suprimir o hormônio antidiurético. Resultado? Dá vontade de urinar com mais frequência. Para evitar a desidratação, é imprescindível beber água a todo o momento.
“No geral, você não sai do bar com um drink em uma mão e uma garrafinha de água na outra, que seria o ideal. Então, sempre que for urinar, tome um copo de suco ou algo que não seja alcoólico, de preferência água. A próxima dose deve ser sempre não alcoólica”, sugere Massollo.

2. Hidrate-se antes, durante e depois

As bebidas alcoólicas causam desidratação e tomar água, antes, durante e depois é fundamental para manter o corpo hidratado. Dessa forma, ela ajuda também a evitar a ressaca. Se ela vier mesmo assim, é também da água a função de aliviar a dor de cabeça, as olheiras e o mal estar.
Outra opção é apostar em bebidas isotônicas, que contribuem na reposição dos minerais, ou água de coco e sucos naturais com gengibre (sem açúcar).

3. Evite o queijo

No dia seguinte, se a ressaca tiver aparecido, a alimentação deve ser leve, para não sobrecarregar ainda mais o organismo. Evite comer queijos amarelos e alimentos fritos. Não exagere, também, nos remédios.

4. Pés para cima!

Evite o agito no dia seguinte, durante a ressaca, para prevenir novos sintomas. Como o álcool tem efeitos que demoram para ser metabolizados, a melhor coisa a fazer é ficar em repouso durante o mal-estar. Prefira ambientes mais escuros para garantir um bom descanso.
LEIA TAMBÉM