Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Dieta Mayr-Kur: mudança radical na alimentação que reduz barriga e cura enxaqueca

Amanda Milléo
15/08/2017 08:00
Thumbnail

Foto: Victor Affaro / Divulgação

O intestino é o órgão mais importante na dieta Mayr-Kur. Cuidando dele, a saúde do corpo, principalmente o sistema imunológico, os processos de cura de algumas doenças e o emagrecimento tendem a surgir naturalmente. Quanto mais comemos “errado”, mais o intestino sofre e, para salvá-lo, é necessário desintoxicá-lo e reaprendermos a nos alimentarmos. Ou é isso que prega a dieta Mayr-Kur.
Essa abordagem, no entanto, não é simples e nem pode ser feita em casa sem o auxílio de um médico. O processo de desintoxicação do intestino começa com mudanças simples na alimentação, no qual devem ser evitados alimentos como bebidas alcoólicas, refrigerantes, cafés, chás que contenham cafeína, carnes, frangos, peixes e queijos amarelos, além de doces em geral – até mesmo geleias. Esse processo dura cerca de uma semana antes de um período de “internamento”, que pode levar três semanas.
No internamento, que pode ser feito em uma clínica de SPA, desde que tenha o acompanhamento médico, a restrição alimentar é ainda maior. A dieta passa a ser monótona, composta por caldo de legumes, chás, leite ou iogurte e um pão produzido no SPA que não contém glúten e deve ser mastigado, no mínimo, 40 vezes antes de ser engolido. Esse é todo o cardápio, repetido diariamente durante três semanas, que a pessoa tem acesso durante a dieta. As quantidades são adaptadas a cada pessoa, mas tendem a ser pequenas e isso tem uma razão de ser.
“Quando a pessoa faz uma dieta com poucas variedades, ela expõe o sistema imunológico a uma quantidade menor de substâncias imunologicamente ativas. Com isso, dá um descanso ao intestino. A mastigação é tão importante quanto a dieta para o cuidado da mucosa intestinal”, explica Daniel Boarim, médico e diretor clínico do espaço Lapinha SPA, que oferece essa modalidade de dieta.
Embora o emagrecimento não seja o foco principal, a restrição alimentar e as massagens de estímulo ao intestino ajudam na perda de medidas da cintura – reduzindo a barriga. “O dr. Mayr, criador da dieta, dizia que o tamanho da barriga está relacionado à saúde como um todo. Ele fazia essa afirmação no início do século 20, sem conhecimento de que esse fator era um indicativo de doenças cardiometabólicas. Ao longo do tratamento, a pessoa avalia diversas medidas antropométricas, e o tamanho da circunferência abdominal é o principal”, reforça o médico.
Uma vez ao ano é a frequência indicada para repetir a dieta Mayr-Kur. A restrição alimentar da abordagem contraindica qualquer repetição antes desse período. 
Efeitos previstos
Como a restrição alimentar é bem grande na dieta Mayr-Kur, alguns sinais de adaptação do organismo podem assustar, como dores de cabeça, enjoo, náusea, fraqueza, indisposição. Na maior parte dos casos, são sintomas leves e passageiros, tendem a diminuir com a chegada da terceira semana de dieta. “Exercícios físicos não são recomendados nesse primeiro momento. Só depois, quando a pessoa voltar para casa e aumentar a dieta”, explica Boarim.
Foto: Victor Affaro / Divulgação
Foto: Victor Affaro / Divulgação
Dieta Mayr-Kur pode ajudar na cura de doenças?
Enxaquecas, dislipidemia, ou aumento do nível de gorduras no sangue, obesidade, hipertensão e demais doenças que tenham os processos inflamatórios como pano de fundo podem se beneficiar da dieta, segundo Daniel Boarim, médico e diretor clínico da Lapinha SPA.
“Pessoas com enxaquecas, depois de passar pela dieta, ou diminuíram as crises, sentiram a intensidade reduzir ou mesmo não tiveram mais. Também vimos melhoras em pacientes diabéticos, cuja glicemia reduziu de forma significativa e pacientes com pressão alta que até reduziram a dose dos medicamentos que tomavam antes”, relata o médico.
Os benefícios, no entanto, só se mantêm se a pessoa adaptar os hábitos alimentares. “Claro que ela não vai poder continuar com a mesma alimentação que teve durante o período internada. Do ponto de vista calórico não é uma alimentação completa. Mas, a medida que vai passando a uma dieta tradicional, é importante que introduza novos alimentos, naturais, se puder orgânicos”, reforça Boarim.
Serviço
Lapinha SPA
Próximo a Curitiba, o espaço da Lapinha SPA é a primeira clínica do Brasil a oferecer essa modalidade de dieta, que exige um internamento no local por, no mínimo, duas semanas.
Endereço: Estrada da Lapa – Rio Negro, Km 16 – Zona Rural, Lapa.
Mais informações, aqui.
LEIA TAMBÉM