Saúde e Bem-Estar

Da redação

Xixi na água? Piscinas têm até 75 litros de urina, diz estudo

Da redação
03/03/2017 14:00
Thumbnail

Antes de curtir a praia ou a piscina, con Foto: Bigstock)

Antissocial, anti-higiênico e “contra as regras”, mas parece que uma boa parte das pessoas se alivia nas piscinas públicas. Sim, fazem xixi na água. Cada piscina contém até 75 litros de urina, conforme aponta uma pesquisa desenvolvida pela universidade de Alberta, no Canadá, em diferentes piscinas públicas olímpicas do país.
A quantidade pode não parecer muito, levando em consideração que uma piscina olímpica comporta cerca de 830 mil litros. Mas 75 litros representam um cesto de lixo grande cheio de xixi – espalhado pelo espaço da piscina. Mais do que indicar a quantidade de urina presente na água, a pesquisa – divulgada pelo jornal britânico The Guardian – é inovadora por conseguir “provar” que as pessoas fazem, sim, xixi nas piscinas públicas.
Isso foi possível porque os pesquisadores mediram na água a concentração de um adoçante artificial, o Acesulfame-K (ou potássio), que é facilmente encontrado em alimentos processados e passa pelo organismo inalterado. Ou seja, sai com a urina. Depois de avaliar os níveis do adoçante presentes em duas piscinas públicas do Canadá, em um período de três semanas, eles calcularam que os nadadores teriam aliviado cerca de 75 litros de urina em uma piscina maior e cerca de 30 litros em uma piscina menor.
Como os pesquisadores não contaram quantas pessoas usaram a piscina pública nesse período, eles não têm como prever quantas pessoas ou em quais períodos elas se aliviaram com mais frequência, e quantas vezes por dia.
“Nós queremos usar esse estudo para promover a educação pública sobre práticas de higiene apropriadas em piscinas. Nós deveríamos levar em consideração os outros e sempre que sentir a natureza chamar, sair e ir ao banheiro”, diz Lindsay Blackstock, estudante, pesquisadora e autora principal do estudo da universidade canadense.
Leia mais