• Carregando...
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

Todas as articulações no corpo, a começar pelas da coluna lombar, passando pelos joelhos, quadril e tornozelos, são sobrecarregadas sempre que o peso corporal se excede. A medida conhecida entre os médicos é que, para cada pound (450g, em média) perdido, a redução na pressão das articulações dos joelhos cai pela metade – o que é um bom incentivo para manter a dieta nas festas de fim de ano.

O impacto do sobrepeso ou obesidade é tanto do ponto de vista mecânico (pressão sobre as cartilagens) quanto químico (a gordura libera substâncias tóxicas às articulações). “No caso da cartilagem, substância que permite suaves deslizamentos entre os ossos e as articulações, se você ficar anos sobrecarregando, a cartilagem perde o polimento e o deslizamento deixa de ser suave. Desencadeia, então, a artrose. Essa é a consequência de longo prazo”, explica Mark Deeke, médico ortopedista e coordenador de ortopedia do hospital Santa Cruz.

Em um prazo mais curto, alguns sinais indicam que as articulações estão sofrendo, como processos inflamatórios nos músculos e tendões. “O mais famoso deles é o esporão do calcâneo ou a fascite plantar. Trata-se de uma inflamação da musculatura e da gordura embaixo do calcanhar, e o sobrepeso é um dos principais desencadeadores”, reforça Deeke.

O tratamento se baseia no grau das lesões e pode envolver desde orientações de como poupar a articulação até procedimentos cirúrgicos, em casos mais extremos.

Dores nas costas

Reclamar de dor nas costas se tornou algo comum? Talvez a culpa esteja na balança. No sobrepeso, os discos intervertebrais da coluna envelhecem e se desgastam mais rapidamente. A estimativa é que 50% das pessoas no mundo sofrerão entre duas a três crises de dor lombar, boa parte das vezes causada pelo sobrepeso.

Cuidado na hora de emagrecer

O alívio nas estruturas surge com a perda de peso, mas os cuidados durante o emagrecimento precisam ser redobrados. Nem todos os exercícios são indicados, porque mesmo uma caminhada tende a ser impactante demais sobre as estruturas. É preferível começar por exercícios mais leves, como Pilates, Yoga, hidroginástica, bicicleta ou mesmo o aparelho elíptico, comum nas academias de ginástica.

“A pessoa também deve cuidar para não perder massa magra, que é a musculatura. Os músculos realizam os movimentos articulares e diminuem o impacto nas articulações”, reforça Lúcio Ernlund, médico especialista em traumatologia esportiva, cirurgia de joelho e ombro e proprietário do Instituto de Joelho e Ombro.

“Se você tiver um pouco de artrose no joelho, não souber, e começar a caminhar de um dia para o outro, sem preparo, não vai melhorar e a dor pode piorar. Ao invés de aderir ao exercício, você será mais um exemplo de ‘fui lá, comecei e doeu mais do que antes’”, diz Mark Deeke, médico ortopedista.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]