Saúde e Bem-Estar

Redação

Saiba o que é a fibromialgia, doença que tirou Lady Gaga do Rock in Rio

Redação
14/09/2017 17:49
Thumbnail

A cantora cancelou a apresentação que faria no Rock in Rio devido a problemas causados pela doença. Foto: Reprodução/Instagram

Os fãs brasileiros de Lady Gaga tiveram uma triste notícia na tarde desta quinta-feira (14), véspera do show da cantora na abertura do Rock in Rio 2017. Ela precisou cancelar sua participação no festival devido a complicações causadas pela fibromialgia, doença que causa dores agudas por todo o corpo.
De acordo com Mayara Manueira da Silveira, reumatologista do Instituto de Vídeo-artroscopia, Ortopedia e Traumatologia (Ivot), a fibromialgia é uma doença mais comum em mulheres que em homens. Caracterizada por dores generalizadas, ela pode ainda causar alteração intestinal e de equilíbrio, além de problemas de memória e distúrbios do sono. A causa é emocional.
“O paciente não consegue definir o local exato da dor. Esse problema sempre está associado a um distúrbio de ansiedade ou depressão. A doença pode chegar a ser incapacitante”, explica Mayara.
Por não estar relacionada a fatores genéticos, a fibromialgia pode ser desenvolvida por virtualmente qualquer pessoa. Mesmo quem nunca sentiu nada pode começar a apresentar sintomas da doença. A reumatologista afirma que é preciso procurar ajuda quando as dores passam a ser tão fortes que impedem a realização das atividades diárias. O diagnóstico é clínico e não há exames que ajudem o médico a fechá-lo. “Normalmente é na conversa com o paciente que a gente descarta outros possíveis problemas metabólicos e acaba fechando o diagnóstico”, diz Mayara.
Tratamento e crises
Embora não haja cura, a doença pode ser controlada com a prática de atividades físicas associada a medicamentos como os antidepressivos, usados para modular a dor. Mayara afirma que há pacientes que conseguem dispensar o uso desses remédios e manter a fibromialgia sob controle só com os exercícios. Outros tipos de medicação podem ser incluídos no tratamento de acordo com os sintomas apresentados por cada paciente.
Uma crise pode ser desencadeada por gatilhos emocionais. “Toda vez que a paciente passa por um estresse muito grande, ou por crises de ansiedade e preocupação os sintomas se exacerbam. Tudo piora, as dores, a ansiedade, a depressão”, comenta a reumatologista. Do hospital, Lady Gaga pediu desculpas aos fãs por meio de sua conta no Instagram.
“Brasil, estou devastada por não estar bem o bastante para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas agora tenho que cuidar do meu corpo”, disse a cantora, que prometeu voltar ao país para uma apresentação em breve.
LEIA TAMBÉM: