Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

Os 5 erros dos pais que levam o bebê a ter uma péssima noite de sono

Adriano Justino
20/02/2019 17:00
Thumbnail

Erros que fazem os bebês dormirem mal. Foto: Bigstock.

Uma das queixas mais comum entre as mamães é a dificuldade de seus bebês iniciarem o sono e também de mantê-lo. Como a rotina de sono no primeiro ano é variável, não é raro os pais exibirem profundas olheiras ao longo dos primeiros meses.
O primeiro erro é evitar barulhos de dia. Nos três meses iniciais, o bebê não diferencia dia e noite (claro e escuro), então os pais precisam, pelos sons e ações no lar “guiar” o bebê, criando uma rotina. “Muitos pais no início evitam qualquer barulho de dia para não acordar o bebê. Porém, ele é tão importante quanto o silêncio para criar aquela diferenciação”, diz Anelise Mair, otorrinolaringologista pediatra do Hospital IPO.
O segundo erro é associar o sono a alguma atitude. Fazer dormir sempre no carrinho, passeando de carro, mamando ou balançando pode trazer complicações. “O motivo é simples: quando o bebê tiver um pequeno despertar no meio da noite ele não terá como reproduzir sozinho esta situação e precisará dos pais para voltar a dormir”, diz. Mãe que corre sempre que o bebê resmunga ou chora, dando de mamar ou pegando no colo também ajuda a criar essas associações.

“Muitos pais no início evitam qualquer barulho de dia para não acordar o bebê. Porém, ele é tão importante quanto o silêncio para criar aquela diferenciação.”

Anelise Mair, otorrinolaringologista pediatra do Hospital IPO.

O terceiro erro é não ter um “objeto de transição”, quando necessário. Esta pode ser uma associação positiva, que ajuda o bebê a pegar de novo no sono após um breve despertar. Escolha algo que o bebê goste, como um brinquedo macio, uma fraldinha, um cobertor ou uma peça de roupa da mãe, para que seja o seu “cheirinho”.
O quarto erro é levar o bebê muito desperto ou dormindo ao berço. O ideal, segundo Anelise, é que ele vá sonolento. “É a mesma lógica da associação: quando ele acordar no berço não terá com reproduzir sozinho o momento do sono-adormecer”, diz ela.
O quinto erro é ficar sempre acordado. Não é bem um equívoco em relação ao sono dos bebês, mas ajuda a tornar a situação ainda mais crítica. O que leva os pais a ficarem cansados acima da conta nos primeiros meses é não aproveitar os momentos em que os bebês dormem para dormirem também. O ideal é “embarcar” com eles.

LEIA TAMBÉM