Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Vai esfriar de vez em Curitiba! Confira mitos e verdades sobre o frio

Amanda Milléo
26/04/2017 18:30
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Basta esfriar em Curitiba para que algumas mentiras e muitas verdades sobre o frio passem a circular nas rodas de conversas. Como o dia mais frio de 2017 possivelmente chegará nesta quinta-feira (27), de acordo com os meteorologistas, o Viver Bem fez uma seleção do que é de fato coerente e o que é totalmente fora da realidade quando se trata do frio.
Confira as respostas para cada mito e verdade sobre o frio, conforme informações do médico infectologista Marcelo Ducroquet, professor do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP).

Esfriou! Vou pegar uma gripe ou um resfriado

Provavelmente verdade. É fato que no inverno as pessoas têm mais resfriados, mas a explicação para tal associação não está tão ligada à temperatura. Com a chegada dos dias mais frios, a tendência é que as pessoas permaneçam em ambientes mais fechados e evitem lugares abertos, onde o vento circula. Com isso, qualquer vírus – seja da gripe ou do resfriado – encontra mais organismos para contaminar, visto que eles são transmitidos pelo contato e pelo ar.
Quer uma explicação mais relacionada à temperatura? Os vírus da gripe e os do resfriado sobrevivem por mais tempo nas superfícies durante o inverno. Como morrem mais lentamente, podem contaminar mais pessoas.

Pisei descalço no chão gelado, vou ficar com gripe

Não é bem assim que funciona. O que pode acontecer é que, pessoas com algum tipo de alergia, como a renite vasomotora, quando entram em contato com o frio – como o chão gelado – desencadeiam um reflexo no organismo e começam a espirrar, o nariz escorre. Trata-se de um fenômeno alérgico e não tem relação nenhuma com gripes ou resfriados.

Preciso tomar mais suco de laranja agora que esfriou, para prevenir a gripe

Não precisa. O assunto ainda é bem controverso, mas de acordo com as últimas evidências na literatura médica, a vitamina C não é um fator protetor contra os vírus dos resfriados e da gripe. Uma pessoa, portanto, com uma alimentação balanceada, que recebe todos os nutrientes necessários pela alimentação, não precisaria de mais laranjas no inverno. Se tiver alguma deficiência, converse com o médico e veja qual é a melhor forma de obter a vitamina C.

Inverno chegando, vou sentir mais fome

Mais ou menos verdade. Sim, o frio faz com que o organismo gaste mais energia para ficar aquecido – o que leva a uma necessidade maior de calorias. Mas é um aumento mínimo de calorias necessárias e que não afetam, necessariamente, a fome. Como no inverno o organismo tolera mais facilmente alimentos pesados, como feijoada e churrasco, a tendência é comermos mais.

No inverno sentimos mais sono

Verdade. No inverno temos uma exposição menor à luz solar, os dias são mais curtos e as noites longas. Com isso, ficamos com mais sono, visto que dormimos melhor no escuro.

Tenho mais vontade de fazer xixi no frio

Há uma relação! Como suamos menos no inverno, uma parte do líquido que perdemos via suor, nas estações mais frias, perdemos pela urina. Logo, fazemos mais xixi.
Leia mais