Saúde e Bem-Estar

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo

Limpar demais os ouvidos elimina proteção contra fungos e bactérias

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo
22/11/2019 13:00
Thumbnail

Por mais difícil que seja, é preciso controlar o ímpeto de recorrer às hastes flexíveis para aquela “limpeza completa” dos ouvidos. Foto: Bigstock.

Se você não limpou seus ouvidos hoje, não se preocupe. Na verdade, esqueça o hábito de roçar as hastes flexíveis dentro dos canais auditivos até que as pontas de algodão saiam com a mesma cor que entraram.
Segundo os especialistas, a prática pode causar sérios problemas, inclusive perfurações no tímpano que podem levar à surdez.
Por mais difícil que seja, é preciso controlar o ímpeto de recorrer às hastes flexíveis para aquela “limpeza completa” dos ouvidos. Eles, por sinal, são autolimpantes: toda a cera produzida sai periodicamente à medida que o corpo produz mais.

“A cera é fundamental para o corpo. Contém propriedades antibacterianas e antifúngicas, equilibra o pH e repele a água, protegendo o ouvido de ficar úmido”, afirma o médico otorrinolaringologista Rodrigo Kopp Rezende.

O hábito de limpar demais os ouvidos retira essa camada de proteção do organismo. Como consequência, o risco de infecções aumenta.
Coceira e descamação também são sintomas do excesso de limpeza que podem ocorrer.
“Já é referido que o cerume não é sujeira ou falta de higiene, e sim uma substância normal que tem a função de limpar, proteger e lubrificar o canal auditivo”, afirma o otorrinolaringologista José Ricardo Testa.
“Nada menor do que o cotovelo deve ser colocado nos ouvidos”
O correto é que, após o banho, o ouvido seja seco com a toalha até onde o dedo alcança, ou seja, ‘nada menor do que o cotovelo deve ser colocado nos ouvidos’. “Essa é uma expressão que a gente usa para brincar com os pacientes”, diz Rezende.

Segundo o especialista, a orientação é válida por dois motivos: além do risco de machucar o canal auditivo, qualquer objeto inserido nele limpa apenas a lateral do ouvido, enquanto a ponta empurra o excesso de cera para o fundo. “O acúmulo gera dor, zumbido e sensação de desconforto”, explica.

Pra que servem os cotonetes, então?
As hastes de algodão têm várias utilidades, exceto a de ser inserida no ouvido, de acordo com Rezende. “O cotonete serve para aplicar medicamentos, limpar a parte externa do ouvido, do nariz. Tudo menos limpar o canal auditivo”, explica.

Como lidar com a cera

Saiba quais são as diretrizes para a prevenção e tratamento do acúmulo de cera nos ouvidos, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia:
  • Não limpe demais os ouvidos. Limpeza excessiva pode irritar o canal auditivo, causar infecção e aumentar as chances de acúmulo do cerume.

  • Não insira nada menor do que o seu cotovelo dentro das orelhas. Cotonetes, grampos de cabelo, chaves e palitos de dentes podem causar sérios danos no canal auditivo, como laceração, perfuração do tímpano e deslocamento dos ossos. Tudo isso pode acarretar em perda de audição, tontura, zumbido e outros problemas.

  • Não use vela de ouvido, conhecida também por vela indiana. Além de não haver evidência de que elas removam o excesso de cera, o calor do fogo pode machucar os ouvidos.

  • Procure por avaliação médica se você apresentar sintomas como perda de audição, ouvidos entupidos e dor de ouvido se você não tiver certeza de que a causa é excesso de cerume.

  • Pergunte ao seu médico sobre as maneiras de tratar o excesso de cerume em casa. Pode ser que alguns tratamentos não sejam os mais adequados para o seu organismo. 

  • Procure por avaliação médica em casos de dor de ouvido, drenagem ou sangramento. Estes não são sintomas de acúmulo de cerume e necessitam ser avaliados.

LEIA TAMBÉM