Saúde e Bem-Estar

Cecília Aimée Brandão, especial para a Gazeta do Povo

Aflição ou bem-estar: saiba por que o estalar dos dedos relaxa

Cecília Aimée Brandão, especial para a Gazeta do Povo
25/09/2019 08:00
Thumbnail

Existe a crença de que estalar os dedos pode contribuir para o desenvolvimento de doenças associadas aos ossos e articulações, mas não passa de um mito. Foto: Bigstock.

Um hábito que para alguns é de relaxamento, enquanto para outros pode causar grande aflição: estalar os dedos.
Há muita controvérsia sobre o assunto e o Viver Bem conversou com ortopedistas para esclarecer as principais dúvidas.

“O estalar dos dedos geralmente é um ressalto que pode acontecer nas articulações, entre elas ou fora delas, no tendão ou músculo, passando por uma eminência óssea. Este é o motivo pelo qual ouvimos o barulhinho do estalar”, esclarece o médico Edilson Forlin, cooperado da Unimed Curitiba.

“O estalado característico acontece porque temos nas articulações o líquido sinovial, que age como um lubrificante, e contém gás oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono. Ao estalar ou dobrar uma articulação, a cápsula articular é esticada e o gás é liberado rapidamente, formando bolhas com esse movimento. E este é o motivo pelo qual normalmente não é possível estalar seguidamente os membros, precisando esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial”, explica Forlin.
VEJA TAMBÉM

Artrite de tanto estalar os dedos?

Existe a crença de que estalar os dedos pode contribuir para o desenvolvimento de doenças associadas aos ossos e articulações, mas não passa de um mito.

“Não encontramos evidências de que estalar os dedos esteja associado a doenças como artrose, artrite, osteoporose ou osteoartrose”, esclarece o médico José Eloy Franco Rosa Jr, ortopedista e cirurgião da mão do Hospital Santa Cruz.

No entanto, o médico Edilson Forlin alerta para o risco de lesão do tendão e das articulações caso seja um hábito muito repetido ao longo do dia, “o limite saudável é sempre aquele onde não há dor ou desconforto”, orienta, assinalando que estalar os dedos não oferece nenhum benefício clínico, mensurável e real.
“Embora muitos tenham uma sensação de alívio após o estalo de dedos ou outras articulações como o pescoço, punho ou tornozelo, a sensação de bem-estar é psicológica e passa pouco tempo depois”, completa Forlin.
LEIA AINDA