Saúde e Bem-Estar

Flávia Alves, especial

Quer aliviar o estresse? Eleja prioridades e faça mais planejamentos

Flávia Alves, especial
08/08/2019 20:54
Thumbnail

Saber controlar a ansiedade – seja por meio de psicoterapia, análise ou qualquer outra forma – é fundamental para quem não quer ser tomado pelo estresse. Foto: Bigstock.

A correria do dia-a-dia enche lentamente o copo do estresse, mas com algumas medidas é possível reduzir o impacto dessa turbulência na vida pessoal ou no trabalho. Siga as dicas do médico psiquiatra Francisco Jaime Lopes Barbosa e do especialista em controle de estresse, Marco Fabio Coghi:
Faça listas
Uma boa forma de driblar o estresse é saber exatamente o que há para ser feito. E ficar repassando as tarefas mentalmente só gera ansiedade. Coloque no papel as pendências e você verá que ficará mais fácil de resolvê-las.
Eleja prioridades
Identificadas as necessidades, determine quais são as mais urgentes, as mais importantes e coloque-as em ordem. Assim você não perde tempo com tarefas que podem ser feitas outro dia, deixando para trás o que realmente precisa ser resolvido.
Organize-se
Saber onde está salvo o relatório que você deve enviar para um cliente ou em que gaveta está aquele documento importante pode evitar estresse desnecessário. Organize-se, mas não se esqueça de que o exagero também pode gerar ansiedade.
Seja resiliente
Se o que você planejou não deu certo, o jeito é se adaptar às novas situações. A resiliência – que nada mais é que a capacidade de lidar com as adversidades e transformá-las em oportunidade de aprendizado – pode e deve ser “treinada” ao longo da vida.
Resolva seus problemas
Pode ser um casamento conturbado, uma torneira que não para de pingar ou uma indisposição com um colega de trabalho. A melhor forma de acabar com um problema é enfrentá-lo, e não deixa-la para depois. Na hora pode parecer difícil, mas o alívio compensa.
Controle a ansiedade
Em maior ou menor grau, todas as pessoas são ansiosas. Saber controlar a ansiedade – seja por meio de psicoterapia, análise ou qualquer outra forma – é fundamental para quem não quer ser tomado pelo estresse.
Planeje-se financeiramente
Entre as situações que mais causam estresse estão os problemas financeiros. Uma forma de evitá-los é seguir o velho conselho: nunca gaste mais do que você ganha. Organize-se, faça uma planilha e, se for o caso, recorra à ajuda de terceiros para saber como administrar melhor seu orçamento.
Saiba delegar
Tanto no trabalho quanto na vida pessoal é importante saber delegar tarefas a outras pessoas para evitar situações desnecessárias de estresse. Isso vale também para saber dizer não: só se comprometa com aquilo que você realmente pode cumprir e entregar.
Conte com os outros
Pode ser um parente, um amigo ou até mesmo profissionais específicos. Criar e manter uma rede de apoio pode ajudar nos dias mais difíceis e conturbados. Teve um imprevisto e não pode buscar o filho na escola? Não hesite em pedir ajuda, assim você terá algo a menos com o que se preocupar.
Faça atividade física
Estudos psiquiátricos mostram que os exercícios são capazes de aumentar os níveis de neurotrofinas (moléculas associadas à vitalidade dos neurônios), o que pode auxiliar na forma como as pessoas lidam com as emoções e como reagem aos eventos de estresse do dia a dia.
Alimente-se melhor
Uma boa alimentação, saudável e balanceada, contribui para aliviar o estresse, principalmente se você incluir na dieta alimentos ricos em ômega 3, como castanhas e nozes, peixes de águas profundas e algumas sementes, como linhaça.
Durma bem
Respeitar o horário de sono, assim como dormir a quantidade de horas necessárias para o seu descanso, é fundamental. Identifique a forma como seu ciclo biológico trabalha melhor e crie uma rotina, evitando a insônia e o sono fora de hora.
Ajude o próximo
Ajudar outras pessoas traz não só sensação de bem-estar, mas contribui para a redução dos níveis de estresse. A sensação de dever cumprido ao ajudar o próximo nos deixa mais leves e nos dá mais ânimo para enfrentar novas situações.
Divirta-se
Dar risada é o melhor remédio, sempre. Inclua em sua rotina momentos de lazer com a família e amigos e também momentos para cuidar de si mesmo. Aproveite estas folgas para recarregar as energias e evite pensar nos problemas do dia a dia.
LEIA TAMBÉM