Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Fazer exercícios físicos ao ar livre, mesmo no inverno, traz mais benefícios à saúde

Amanda Milléo
30/06/2018 13:17
Thumbnail

(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)

Durante a semana, Neliane Rodrigues, vendedora de 43 anos, até vai para a academia. Mas são os exercícios físicos ao ar livre aos fins de semana que a deixam mais feliz. Praticante de ioga uma vez por semana há, pelo menos, um ano, nada a mantém longe do seu tapetinho rosa no Jardim Botânico em Curitiba, todos os sábados, a partir das 10h.
“Eu venho porque sei que, depois da prática, começo a semana bem. Começo mais tranquila. Aqui, tudo contribui. O vento, o sol. A academia é diferente, você sempre vê as mesmas coisas. Aqui, não, você conhece pessoas novas. No parque é melhor”, explica.

Neliane não é a única a pensar dessa forma. O Viver Bem acompanhou, na manhã de sábado (30), os praticantes de ioga, caminhada e corrida no Jardim Botânico, para descobrir o que torna o ambiente ao ar livre tão especial para o exercício físico, mesmo em Curitiba no inverno. Confira!

(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
Na tentativa de tirar a energia acumulada de segunda a sexta, o casal Carla Regina Damasceno e Christian Ricardo Fantinel ocupa as pistas de caminhada/corrida do Jardim Botânico para desestressar. Cada um no seu ritmo, os dois separam as manhãs dos fins de semana para isso, e conhecer um pouco mais do bairro.
“Caminhar ao ar livre é muito mais gostoso, na academia é muito rotina. Aqui você vai caminhando, vendo a paisagem”, diz Carla, que é financeira de 31 anos. “E até o caminho até aqui é bom. A gente conhece lugares diferentes, acaba descobrindo mais o próprio bairro, e vê gente”, completa Christian, servidor público de 31 anos.
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
Em busca de desafios, a ultramaratonista, lutadora de MMA e personal trainer Michelle Cordeiro também prefere os parques de Curitiba para os treinos. Afinal, são nos parques que ela consegue praticar melhor.
“Trabalho há 17 anos com exercícios físicos, e sempre em academias, salas fechadas. Mas aqui fora, além do benefício da natureza, os desafios aumentam. Eu corro do asfalto para a grama, então o solo muda; eu corro para o lado, para dar espaço a alguém, ou diminuo o passo, minha frequência muda. Sem falar que é um ambiente muito mais interativo, converso com as pessoas, faço amizades”, relata Michelle, profissional de 36 anos que estava se preparando para as corridas de julho.
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
Quando Cássia Valter, analista de marketing de 38 anos, descobriu que as pessoas se reuniam nos parques para a prática de ioga, ela desconfiou. Ex-praticante, ela vinha lutando para voltar, e achava que o exercício nos parques não seria o mesmo daquele feito em lugar fechado.
“É o mesmo nível, não é mais light. E é ainda ao ar livre, o que dá um outro clima, ajuda muito a desestressar. Você começa a semana bem. Faz dois anos que eu faço todo fim de semana, é o meu exercício, é um propósito. Não consigo mais largar”, conta a analista, que ainda natação uma vez por semana.
Ao seu lado, Diego Garrett, arquiteto de 34 anos, elenca os dois motivos principais para ele estar, sem falta, todo fim de semana no Jardim Botânico: “São dois fatores que trazem alívio por não estar no escritório, meu teto é o céu e o chão é a grama. Não tem luz artificial, não tem parede. A gente passa os dias em um ritmo, mas chega aqui e é outra coisa, a natureza acalma.”
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
O engenheiro Giovani Bulian, de 29 anos, também não perde muito tempo no sábado. Acorda cedo e sai rápido de casa para não se atrasar ao encontro de ioga. O contato com a natureza e a expectativa de tirar o estresse da semana são os principais motivos pelos quais ele defende a prática ao ar livre.
“Vale muito vir aqui, para que a semana comece bem, zen”, reforça. Ainda aos fins de semana, Bulian vai à academia e pratica tênis.
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)

Domingo de ioga e Tai Chi Chuan

Quem ficou incentivado a praticar exercícios físicos ao ar livre, confira abaixo algumas das opções deste fim de semana:
Sábado e domingo com Yoga no Parque 
Os grupos se reúnem aos sábados no Jardim Botânico e Parque Barigui (10h), e domingos nas Ruínas de São Francisco (9h45). Embora esse tenha sido o último fim de semana com a programação normal, as férias de julho prometem muitas práticas indoor, segundo Silvio Lopes, instrutor de ioga.
“No próximo fim de semana estaremos no Empório Handmade, e nos fins de semana 21/22 e 28/29 de julho, sábado e domingo, teremos uma atividade de três horas no hotel Nacional Inn, próximo à rodoferroviária”, conta o instrutor. Todas as informações estarão nas redes sociais do grupo.
As práticas de ioga do Yoga no Parque são gratuitas. Leve sempre seu tapetinho, ou canga ou toalha, água, protetor solar e repelente.
Domingo de Tai Chi Chuan
Neste domingo (01/07) há um aulão de Tai Chi Chuan no Parque Barigui, a partir das 10h, em um arvoredo próximo ao Salão de Atos. O objetivo é disseminar a prática aos interessados, mostrando como essa arte milenar ajuda a promover o relaxamento e o autoconhecimento. A participação é gratuita.
Não se esqueça de levar água e protetor solar!
Quer saber mais? Confira a programação completa do fim de semana em Curitiba!
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
LEIA TAMBÉM