Saúde e Bem-Estar

Raquel Derevecki

Facebook lança ferramenta para incentivar doação de sangue

Raquel Derevecki
23/05/2018 19:55
Thumbnail

No Brasil, apenas 1,6% da população é doadora de sangue.Foto: Camila Souza/GOVBA | Camila Souza/GOVBA

Doadores de sangue e pessoas que tenham interesse em realizar a doação podem utilizar um novo recurso do Facebook para efetuar o cadastro e receber notificações sempre que os bancos de sangue da região efetuarem solicitações urgentes: o donate blood. A rede social lançou a novidade nesta quarta-feira (23) em coletiva de imprensa realizada no escritório da empresa, em São Paulo. O país é o primeiro de toda a América a utilizar o recurso.
Foto: Raquel Derevecki/Gazeta do Povo.
Foto: Raquel Derevecki/Gazeta do Povo.
Com a novidade, o usuário pode se registrar como doador, convidar amigos para realizar o cadastro e participar em eventos de doação. “A plataforma percebeu que pode contribuir para aumentar as doações voluntárias se as informações forem disponibilizadas aos 125 milhões de usuários da rede no Brasil de forma mais rápida”, explicou Nathalie Gazzaneo, gerente de políticas públicas do Facebook.

Poucos doadores

Atualmente, o país tem sofrido com a escassez de doadores e enfrentado dificuldades para manter os estoques nos bancos de sangue. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população é doador e mais da metade desse total realiza a ação apenas de vez em quando. “Falta criarmos o hábito da doação altruísta para que não falte sangue durante situações emergenciais”, pontuou Flávio Vormittag, coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
De acordo com ele, a iniciativa do Facebook – apresentada à pasta no mês passado – deve contribuir de forma significativa para isso. “A rede social já lançou a ideia em outros três países com resultados positivos e agora está trabalhando para que o recurso atenda a nossa necessidade”. A ferramenta já está disponível na Índia, em Bangladesh e no Paquistão – todos no continente asiático – e, em seis meses, ultrapassou a marca de 8 milhões de pessoas registradas como doadores de sangue.

Como acessar

Quem usa o Facebook no Brasil pode registrar-se em menos de um minuto clicando em “Editar Perfil” ou acessando diretamente o link do donateblood. Além disso, o usuário tem a opção de compartilhar seu status de doador.
Os primeiros 30 dias de funcionamento da ferramenta serão usados apenas para cadastro de doadores. Após esse período, o Facebook conectará os hemocentros de todas as regiões do Brasil às pessoas que efetuaram o registro. Para isso, os bancos de sangue criarão posts especiais de divulgação que serão enviados automaticamente aos usuários que moram nas proximidades do local de coleta.
Inicialmente, o recurso será testado nos hemobancos do Ceará, Pará, Santa Catarina, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, mas o Paraná já está na lista de ampliação e deve ser atendido pela ferramenta em breve. “Vamos entrar em contato com o Hemobanco do Paraná nos próximos dias para fechar a parceria, e nossa meta é alcançar todos os estados do Brasil”, adiantou a gerente de políticas públicas do Facebook.

Como doar

07/08/2017-Bahia - Conheça algumas etapas que o sangue doado percorre antes de ser disponibilizado para a rede de atendimento do HEMOBA.<br> Foto: Pedro Moraes/GOVBA
07/08/2017-Bahia - Conheça algumas etapas que o sangue doado percorre antes de ser disponibilizado para a rede de atendimento do HEMOBA.<br> Foto: Pedro Moraes/GOVBA
Para realizar a doação, é necessário dirigir-se ao banco de sangue mais próximo para realizar uma triagem clínica. Durante essa etapa será respondido um questionário sobre hábitos, estado de saúde, histórico de doenças e comportamento sexual. As respostas são confidenciais e a honestidade é essencial para garantir a segurança de quem receberá o sangue.
Durante a triagem também é verificada a pressão arterial, o peso – que precisa ser maior do que 50 kg – e ainda é realizado um teste rápido para verificar se o candidato à doação não tem anemia. Se a pessoa for aprovada, passará para a sala de coleta, onde o procedimento dura cerca de dez minutos.
Todo doador deve ter entre 16 e 69 anos de idade, e os menores precisam da autorização dos responsáveis. Também é importante evitar a ingestão de comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a coleta.

Frequência

Homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de 60 dias entre uma e outra. Já as mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de 90 dias.
LEIA TAMBÉM: