Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Semelhantes, faringite, laringite e amigdalite exigem tratamentos diferentes

Amanda Milléo
25/06/2017 08:00
Thumbnail

Infecções como laringite, amigdalite e faringite podem se confundir (Foto: Bigstock)

Infecções de inverno têm sintomas parecidos e é fácil confundi-las. Embora parecidas, as amigdalites, faringites, laringites e sinusites têm tratamentos e tempos de cura diferentes. Confira as diferenças e semelhanças entre as principais doenças, comuns nos tempos de frio, de acordo com informações de Elen de Masi, médica otorrinolaringologista do hospital Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO) e professora na mesma entidade.
Amigdalite
Embora não sejam conhecidas mais por amígdalas, mas sim como tonsilas palatinas, a amigdalite (ou tonsilite) é uma infecção causada por bactérias. Os principais sintomas vão de febre alta, dor ao engolir, mal estar e dor no corpo. A dificuldade de deglutição, no entanto, é o sintoma mais característico da condição. O tratamento normalmente passa por anti-inflamatórios, antibióticos, para o combate das bactérias, e anti-térmico, se necessário.
Faringite
Quando infeccionada, a faringe, conduto muscular que liga a boca à laringe e esôfago, causa sintomas de dor e incômodo na parede posterior da garganta. As infecções podem ocorrer de origem viral ou bacteriana, mas a viral é a mais comum. O tratamento é feito com anti-inflamatórios e até antialérgicos, se for o caso, visto que algumas inflamações podem desencadear quadros alérgicos.
Os sintomas, parecidos com a amigdalite, são de febre, dor no corpo e mal estar. A diferença entre as duas infecções é que, na faringite, quando se tem um componente alérgico, há a sensação de coceira na gargante – sintoma que não é comum na amigdalite.
Laringite
A laringite nada mais é que a inflamação das cordas vocais ou o inchaço dessas cordas. O principal sintoma é a perda da voz ou a rouquidão. A infecção pode ocorrer por vírus ou bactérias e a diferença está na formação de placas das bactérias. Se for viral, o tratamento é feito com anti-inflamatórios e analgésicos. Se for bacteriana, antibiótico.
Em ambos os casos, porém, é importante o repouso vocal para a recuperação mais rápida da voz.
5 dias de tratamento e repouso é o tempo mais comum quando uma infecção é feita por vírus. No caso de uma infecção bacteriana, o tratamento com medicamentos é essencial para a cura da doença.  
Sinusite
Diferente das outras infecções, a sinusite afeta a região dos seios da face, mais próximo ao nariz. Em um quadro inicial, é possível confundir com uma crise de renite alérgica. “A sinusite, assim como a rinite alérgica, deixa o nariz trancado, coriza, secreção e gera dor na região em torno do nariz. O paciente também tem uma sensação de peso na região dos olhos, dor na maçã do rosto e sensação de dor de dente e na região frontal da testa, além de tosse”, explica Elen de Masi, médica otorrinolaringologista.
O tratamento é feito com anti-inflamatórios, em alguns casos antialérgicos, spray para o nariz a base de soro, corticoides e, se tiver uma secreção esverdeada, que indica uma infecção bacteriana, antibióticos. “É feito também um exame específico para identificar a infecção, que é a endoscopia nasal”, reforça a médica.
LEIA TAMBÉM