Saúde e Bem-Estar

Da redação

Farinha feita com baratas é mais saudável e nutritiva que tradicional

Da redação
30/01/2017 11:49
Thumbnail

Baratas podem ser matéria-prima de farinha para pães, bolos e até barrinhas de cereais (Foto: Bigstock)

Baratas trituradas, moídas e misturadas são a matéria-prima de uma nova farinha para pães, bolos e até barrinhas de cerais. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul, a farinha é feita a partir das baratas Cinérea, adquiridas em um criadouro de Minas Gerais, onde são criadas de forma asséptica e vendidas, geralmente, para produção de ração animal.
Dentre os benefícios da farinha de inseto, os pesquisadores descobriram que os pães feitos com 10% da farinha de barata têm quase 23% de proteína – valor altamente nutritivo, visto que o pão tradicional possui cerca de 9,68% de proteína, enquanto o integral tem 13,85%.
Leia mais
Ainda segundo dados da pesquisa, o pão feito a partir da farinha de inseto teve boa aceitação do público, com miolo não tão duro e boas notas finais. O pão passou nas categorias de aceitabilidade e até mesmo na intenção de compra, o que reforça o objetivo da pesquisa.
O Brasil ocupa o 5º lugar na lista de países que mais consomem pão, per capita, por ano, de acordo com o estudo da FURG, e esse consumo pode ainda aumentar, com a grande variedade de pães que são oferecidos no mercado.
Em entrevista ao G1 do Rio Grande do Sul, a professora Myrian Salas Mellado, uma das pesquisadoras da farinha de inseto, disse: “No Brasil, nós não estamos tão acostumados a consumir insetos, mas os povos indígenas sim. Os índios consomem e em outros lugares consomem. Na África, por exemplo, na Ásia, América Central, como é o caso do México, se consome muitos insetos. Nós é que não temos essa cultura, então nos parece uma coisa um pouco diferente, temos uma certa resistência pra aceitar.”