Saúde e Bem-Estar

5 atividades diferentes e baratas para fazer com crianças em casa

Redação
05/07/2017 08:00
Thumbnail

Fazer uma cabana cria uma nova atmosfera dentro de casa. Foto: Bigstock

Férias de julho, criançada em casa e junto surge a dúvida: o que fazer com a energia inesgotável dos pequenos?
Quando as férias dos pais não batem com a das crianças, fica difícil planejar uma viagem ou saídas frequentes a parques e outros espaços. Mas existem alternativas: ficar em casa também pode ser muito divertido, basta que sejam propostas atividades diferentes para as crianças.
Além de uma preparação prévia dos pais, é interessante que as próprias crianças ajudem a criar as brincadeiras. “O que a gente propõe é que os pais façam uma reflexão destes momentos de folga com as crianças, e que as crianças tenham voz na hora de criar as brincadeiras. Não precisa ter regras fixas“, pontua Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do programa Criança e Consumo da ONG Alana.
Outro ponto importante é a rotina: deixar os dias correrem soltos podem desacostumar os pequenos a cumprirem com as regras semanais, como organizar o quarto ou ter horários para fazer atividades como comer e tomar banho. “É o momento da criança aproveitar, mas também fazer algumas coisas que são necessárias da escola“, propõe a psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga.
Confira algumas brincadeiras lúdicas, diferentes e muito baratas para fazer com as crianças em casa durante as férias:

1. Faça uma geleca caseira com apenas três ingredientes

Também conhecida como amoeba, a geleca caseira leva menos de cinco minutos para ser feita e não contém componentes químicos nocivos para as crianças. Aprenda a fazer: 

* * *

2. Organize uma feira de trocas de brinquedos

Que tal reunir os vizinhos e amigos da escola para trocar brinquedos? Além de divertida, a atividade incentiva o consumo consciente. “O mais importante é que as crianças sejam protagonistas das trocas. As vezes os pais querem interferir muito, como quando o brinquedo oferecido tem maior valor financeiro do que o escolhido”, pontua a coordenadora do programa Criança e Consumo da ONG Alana. O importante aqui é o valor afetivo: se a criança cansou do brinquedo ou ele já não causa mais interesse por conta da idade, ela deve ter o direito de trocá-lo.
A organização tem mantém uma plataforma chamada Feira de Trocas na qual é possível cadastrar sua Feira e, assim, expandir o evento para toda a comunidade.

* * *

3.  Crie um boliche com materiais recicláveis

Materiais recicláveis podem se tornar qualquer coisa com criatividade e imaginação, características que não faltam nos pequenos. Um conjunto de seis garrafas PET somadas a uma bolinha de plástico garantem um programa diferente: boliche. Para deixar o brinquedo mais colorido, basta picar papéis coloridos (como crepom) e colocar dentro das garrafas.

* * * 

4. Monte um acampamento dentro de casa

Um mínimo de bagunça em casa está permitido durante as férias. Que tal deixar as crianças ocuparem outros ambientes da casa? Isso definitivamente fará com que os pequenos “mudem de ares” e se mantenham entretidos por bastante tempo. Usando lençóis, grampos, cadeiras e sofás, monte uma cabana recheada de travesseiros e almofadas para as crianças. Dentro da cabana, é hora de contar histórias e brincar com a imaginação.

* * *

5. Faça o “dia do pijama”

Férias também é tempo de descanso. “Se jogar no sofá, ficar assistindo TV, ficar na cama, no meio dos cobertores, isso é importante para as crianças. Não é só férias, é também o tempo que a família vai ter de ficar com a criança”, aponta Ana Regina. A sugestão, portanto, é pegar aquele domingo de chuva e passar o dia todo de pijama com as crianças assistindo a filmes e cozinhando quitutes na cozinha com a participação dos pequenos, em um típico “dia do pijama” com a família toda.
LEIA TAMBÉM: