Saúde e Bem-Estar

5 dicas para falar sobre finanças com os filhos

Da redação
29/09/2015 08:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Manter as finanças equilibradas na vida adulta depende muito da educação financeira que a pessoa recebe ainda na infância – e os pais são grandes responsáveis por isso. Confira as dicas do economista Ricardo Figueiredo, consultor do Vida Investe, programa de educação financeira e previdenciária da Funcesp, fundo de pensão patrocinado por empresas privadas.
1. Não há idade certa. É importante passar noções de gestão financeira desde cedo, e não existe uma idade certa. Quando perceber que o pequeno tem maturidade para entender, comece com ideias simples, como: a importância em poupar uma parte do que se ganha e não gastar além do que tem disponível.
2. Mesada ou semanada ajudam. Quando a criança tem disponível um valor mensal ou semanal, fica mais fácil entender na prática o que significa uma gestão financeira. Eles se habituam a ter dinheiro e lidam com a responsabilidade de escolher o destino para aquele valor recebido, aprendendo a administrar os gastos.
3. Cobre juros. Se a criança pedir para adiantar a compra de um brinquedo, aproveite a oportunidade para ensinar sobre o conceito de juros. Diga que o brinquedo pode ser comprado, desde que o valor seja abatido nas parcelas da mesada ou da semanada. “Ao descontar um pouco a mais por mês ou semana, mostramos que temos diferentes escolhas e que cada uma tem um ônus e um bônus”, diz Ricardo.
4. Leve as crianças ao mercado. No momento das compras, mostre os valores de cada produto, comparando uma marca com a outra. Esse processo mostra que o relacionamento com o dinheiro é algo natural.
5. Incentive a economia. Ter um cofrinho é sempre uma boa ideia. Estimule que a criança guarde parte da mesada ou da semanada para, mais tarde, adquirir um bem maior, como um brinquedo ou um jogo mais sofisticado.