Saúde e Bem-Estar

Aftas em crianças podem ser sinal de estomatites

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
06/06/2016 09:00
Thumbnail
Entre as palavras que estão presentes nos vocabulários desde a primeira infância está afta. É nessa fase da vida que praticamente todas as pessoas são infectadas pelo herpes simples tipo 1 (HSV-1), vírus que causa a estomatite e fica permanentemente no corpo humano. A doença também pode ser causada pelo vírus coxsackie, sendo comum a infecção nas crianças quando a imunidade está baixa.
Altamente contagiosa, a principal forma de transmissão da estomatite é pelo contato direto. “Quando uma criança pega objetos como chupeta e brinquedos de outra que esteja infectada, ou através do beijo de pessoas que tenham o vírus, ocorre a transmissão”, explica Tony Tannous Tahan, infectologista pediatra no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba e membro do comitê de infectologia da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP).
O médico destaca que a estomatite é caracterizada pelo aparecimento das aftas, feridas pequenas, entre 1 e 5 milímetros, que podem ter tonalidades acinzentadas ou amareladas no centro e avermelhadas nas extremidades. “O primeiro sintoma na criança é a febre, seguida do surgimento das lesões na boca e lábios”, relata Tony. A criança também apresenta mais saliva que o normal, passa a ter um hálito forte e não consegue engolir devido à dor. Quando infectada, a criança precisa ter auxílio constante.
Previna – A higiene da boca desde os primeiros meses de vida, com limpeza da região da gengiva e língua com algodão ou algum tecido e a escovação sempre após a alimentação em que crianças que já têm dentes são fundamentais para prevenir o aparecimento da estomatite e da afta. Pais, em casa, e educadores e monitores em creches ou escolas, também precisam ter cuidados específicos com a higiene, principalmente das mãos e boca.
Recomendações – Tony Tahan indica que assim que os pais identificarem as aftas e demais sintomas da estomatite, a criança deve ser levada ao pediatra. O médico fará o atendimento adequado e receitará a medicação correta. É importante ressaltar ainda que, se não tratada, a estomatite pode desencadear outras doenças. Em estado avançado a doença causa grande desconforto e dores nos pacientes.