Saúde e Bem-Estar

Bem-estar das crianças varia com a situação econômica da família

Da redação
25/01/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

As dívidas das famílias podem causar estresse e ansiedade nas crianças, afetando o bem-estar social e emocional dos filhos, mais ainda que dos pais. Durante 20 anos, os pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison e da Universidade de Dartmouth in Hanover acompanharam a vida financeira de nove mil famílias, focando principalmente em hipoteca, dívida estudantil, financiamento do carro e dívidas inseguras, que não são asseguradas por bens, como a dívida do cartão de crédito, dívida médica e empréstimos bancários.
Ter muitas dívidas inseguras reduz o bem-estar social e emocional das crianças, enquanto as dívidas que tem a segurança de um bem – como a da casa ou do carro – são vistas pelos pequenos como preocupações financeiras não tão importantes.
Embora o estudo não tenha examinado causa e efeito, uma possível interpretação seria que as crianças se sentem melhor quando as famílias possuem uma residência segura e tem alto nível de escolaridade. Enquanto as famílias cujos pais estão com dívidas inseguras criam estresse e ansiedade, prejudicando a relação entre pais e filhos.