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Férias de verão combinam com piscina. Além da diversão que proporciona às crianças, ela também pode ser, por meio de brincadeiras, um espaço para aprimorar algumas aptidões.

Nela podem ser desenvolvidas habilidades como a manipulação de objetos, percepção corporal, coordenação e o equilíbrio, além de habilidades cognitivas, que fazem parte da formação da criança, como a distinção de cores e quantidades, e a adaptação aquática, como respiração, mergulho, flutuação, deslize, saltos e deslocamentos.

A partir dos três anos de idade já é possível realizar atividades de recreação, mas é essencial sempre ter por perto um adulto e nunca realizá-las na borda da piscina, para evitar acidentes. No entanto, a idade de seis anos é a ideal para que iniciem essas brincadeiras. Essa é a faixa etária indicada, pela questão do raciocínio e pela própria característica de saber brincar de maneira competitiva.

Fontes: professores Elisiane Beatriz, da Mobi Dick; Débora Coletta, da Gustavo Borges e Ericson Pereira, da Educação Física da PUCPR e Ledi Moura, coordenadora de natação da Mobi Dick

Dicas de brincadeiras

As atividades ajudam a desenvolver habilidades:

Torre (agilidade, coordenação e paciência)

As crianças ficam de um lado da piscina e pranchas, letras, números, animais (todos flutuantes), do outro. Ao sinal, vão até o material nadando estilo crawl ou costas e voltam andando de costas pela borda, onde deixam tudo. Ao final, devem montar sua torre em até 2 minutos. A mais alta vence.

Moedas (raciocínio, respiração e mergulho)

Duas equipes ficam fora da piscina. Moedas são lançadas na piscina e após o sinal o primeiro jogador mergulha e busca a maior soma de valores em 45 segundos. Feita a contagem, elas são lançadas de novo na piscina para que os outros repitam a série. Vence quem tem a soma maior.

Caça-números (agilidade e raciocínio lógico)

Os jogadores ficam em duas filas fora da piscina e os números de E.V.A. são jogados nela. O recreador faz uma conta e dá o sinal. O primeiro de cada equipe mergulha e busca o resultado. Vence quem chegar antes com o resultado certo.

Esponjas cheias (socialização e concentração)

Duas equipes ficam em fila de um dos lados da piscina. Duas garrafas pet ficam na borda do outro lado. A primeira criança da fila pega a esponja e atravessa a piscina mergulhando. Ao chegar do outro lado, ela espreme a esponja apenas uma vez para encher a garrafa, sem poder tocá-la. A criança volta correndo e entrega a esponja para o próximo. Vence a equipe que conseguir encher com mais água a garrafa.

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