Saúde e Bem-Estar

Como os pediatras verificam os sinais de autismo nas crianças?

Da redação
04/04/2016 11:30
Thumbnail

Sinais precoces do autismo podem ser identificados pelos pediatras nas primeiras consultas (Foto: VisualHunt)

O jeito de o bebê dar risada, como ele olha para os pais procurando a permissão para tentar algo diferente, como ele tenta ganhar a atenção durante uma conversa, a forma como ele aponta ou acena, como ele responde quando é chamado pelo nome, e até mesmo o jeito como ele chora indicam aos pediatras o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Mesmo nas primeiras consultas com o pediatra é possível fazer uma avaliação do autismo, segundo informações da Academia norte-americana de Pediatria.
Entre os 18 aos 24 meses, ou um ano e seis meses até os dois anos, a entidade médica norte-americana recomenda aos pais e pediatras que avaliem as crianças para identificação precoce dos sinais de autismo. Para que a avaliação seja efetiva, no entanto, é importante que os pediatras avaliem todas as crianças, não somente àquelas com sintomas. Essa avaliação é feita através de um questionário respondido pelos pais, com questões sobre o atraso na linguagem, preocupações sobre o comportamento da criança, entre outros.
Essa avaliação – é importante ressaltar – não se trata de um diagnóstico. Ou seja, a criança que apresentar esses sinais não será, necessariamente, identificada com autista. Além dos sinais, o risco também está associado ao histórico de autismo na família.
LEIA TAMBÉM: