• Carregando...
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

Quase 30% de todas as mortes por doenças transmitidas pelos alimentos acontecem entre crianças antes dos cinco anos de idade. O dado foi divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta quinta-feira (3), a partir de um relatório que analisou 31 dos principais agentes causadores, de bactérias, vírus, parasitas, toxinas a até produtos químicos.

A cada 10 pessoas no mundo, uma se intoxica com alimentos contaminados, todo ano, de acordo com o estudo “Estimativa da Responsabilidade Global das Doenças Transmitidas pelos Alimentos“, em tradução livre. Dessas, 420 mil pessoas morrem, incluindo 125 mil crianças.

Doenças transmitidas pelos alimentos podem causar sintomas que aparecem rápido, como náusea, vômito, diarreia, e sintomas que aparecem com o tempo, como câncer, falência dos rins e do fígado, problemas neurológicos e cerebrais. Crianças, mulheres grávidas e idosos, devido a redução do sistema imunológico, têm maior risco.”As crianças que sobrevivem às doenças mais severas podem sofrer, mais tarde, com retardo no desenvolvimento físico e mental, e impactar a qualidade de vida permanentemente”, de acordo com o relatório.

Brasil em boa posição

Embora 77 milhões de pessoas se intoxiquem todos os anos na região das Américas, de acordo com a pesquisa, os países dessa área – incluindo o Brasil – têm o segundo menor índice de doenças transmitidas pelos alimentos, com a estimativa de 9 mil mortes anuais.

Uma das doenças decorrentes da intoxicação alimentar mais comuns na região decorre do norovírus Campylobacter, das bactérias Salmonella e E. coli, representando 95% dos casos. Toxoplasmose e Taenia solium (tênia) são outras duas das maiores preocupações da América Central e Sul.

A diarreia, que é outra doença bem comum decorrente dos alimentos contaminados, está relacionada a comidas cruas ou mal cozidas, ovos, alimentos derivados do leite. Outras doenças recorrentes da intoxicação alimentar são febre tifóide, hepatite A e aflatoxin, presente em grãos armazenados inadequadamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]