Saúde e Bem-Estar

O bullying ainda não acabou

Da redação
07/05/2015 16:42
Thumbnail
Escolas e famílias conhecem, mas muitos ainda não sabem como evitar ou mesmo identificar o bullying. Seja a criança o agressor ou a vítima, o novo livro da editora Positivo, “Preconceito e Repetição: diferentes maneiras de entender o bullying”, mostra como simples atitudes podem diminuir a manifestação do problema dentro e fora da sala de aula.
As autoras e psicólogas Joseth Jardim Martins e Raquel Kämpf se debruçaram sobre situações cotidianas nas escolas e verificaram como não apenas os professores e alunos, mas também funcionários que vão da limpeza à secretaria têm a responsabilidade e a função de combater esse fenômeno social. “A zeladora, ao ver o bullying acontecendo no pátio da escola, por exemplo, pode intervir, chegando próximo das crianças e repreender. Diante de uma autoridade, a criança se intimida e por isso que o bullying normalmente acontece nos bastidores”, explica a psicóloga Joseth.
Ao longo do livro, elas sugerem filmes que podem ser usados em sala de aula para abordar o assunto e projetos anti-bullying, que vão tanto no auxílio da criança vítima como também no agressor.
Elaborado para professores e profissionais da educação, o livro também é indicado a psicólogos, antropólogos, sociólogos e mesmo historiadores. “Preconceito e Repetição: diferentes maneiras de entender o bullying” está disponível nas livrarias Curitiba, Fnac e Cultura, sob encomenda, e pela loja online da Editora Positivo, ao custo de R$ 65,45.