Saúde e Bem-Estar

Pressão alta também pode acometer as crianças

Da redação
26/04/2016 11:25
Thumbnail

Neste Dia Mundial de Combate à Hipertensão, pais precisam ficar atentos ao coração dos filhos (Foto: VisualHunt) | Lotus Carroll

Cerca de 5% das crianças e adolescentes sofrem de hipertensão arterial ou pressão alta. A média não é tão alta quanto entre os adultos e idosos, com prevalências de 25% e 50%, respectivamente, mas o controle da pressão deve ser feito desde a infância. A partir dos três anos de idade, é recomendável que se faça a aferição da pressão arterial, em consultório, pelo menos uma vez ao ano, de acordo com informações da médica especialista em Nefrologia Pediátrica, Rafaela Lopes Cardoso.
Leia também
Antes dos três anos, o médico fará o acompanhamento da criança, especialmente aquela que tiver fatores de risco importantes para a hipertensão, como:
Prematuro
Peso de nascimento abaixo de 1.500 g, ou 1,5kg
– Internação na UTI ao nascimento
– Problemas cardíacos ou renais
Infecção de urina de repetição

O diagnóstico de Hipertensão Arterial na criança depende do uso de tabelas padronizadas para sexo, idade e estatura

“É essencial trabalharmos, desde a infância, uma dieta saudável e balanceada, assim como incentivarmos a prática de exercícios físicos regulares e a restrição de atividades sedentárias. O envolvimento de toda a família na mudança dos hábitos de vida é fundamental para o sucesso da prevenção e do tratamento dessa doença’’, diz a médica, que pertence ao corpo clínico da plataforma dr. Vem!.