Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Você sabe até quando escovar os dentes do seu filho?

Antes disso, pode ser que a criança não tenha desenvolvido todas as habilidades motoras necessárias a uma escovação perfeita

Foto: Bigstock

Ensinar a criança a cuidar da saúde bucal é importante desde cedo. Contudo, o ideal, segundo profissionais de odontologia pediátrica, é que os pais assumam o compromisso da escovação dos dentes até que a criança complete oito anos de idade.

A odontopediatra e professora da Universidade de Brasília (UnB), Renata Cabral, explica que os pais são os responsáveis para que os filhos cresçam com os dentes saudáveis, principalmente durante os primeiros anos de vida.  “A gente sempre fala que por volta dos oito anos é a alforria da criança, quando ela já pode escovar sozinha. Antes dessa idade, muitas vezes as habilidades motoras não estão preparadas para que a criança faça sozinha a higiene bucal, como escovar os dentes e a língua e usar o fio dental”.

A profissional destacou ainda que é essencial que os pais saibam escovar os seus próprios dentes e, assim, possam dar exemplo aos filhos. Ela orienta que a higiene bucal deve ser feita diariamente entre as amamentações ou refeições, sempre respeitando a faixa etária da criança. “O ideal é que esses hábitos sejam implementados o quanto antes. Quando os filhos estiverem mais velhos, já estarão acostumados à ideia de que existe uma rotina para realizar a higiene bucal”.

LEIA TAMBÉM

>>> 10 razões pelas quais seu filho deve fazer teatro

>>> Meu filho não escuta. E agora, o que devo fazer?

>>> Como escolher o enxoval ideal para o seu bebê

A odontopediatra também divide algumas informações gerais sobre cuidados bucais de crianças. Confira:

– A recomendação é que desde bebê, entre as amamentações, as mães já façam a limpeza com a fraldinha própria do bebê umedecida com água filtrada. Também pode usar uma gaze umedecida, e limpar toda a gengiva do bebê. Quando nasce o primeiro dente, por volta dos seis meses de idade, já é possível usar uma dedeira (escova específica para quando o bebê ainda não tem todos os dentes completos). É importante lembrar que a limpeza feita antes de dormir é a principal, para evitar que o leite fique estagnado na boca ou nos dentes do bebê durante a noite.

– É importante que a visita ao odontopediatra aconteça no primeiro ano de vida, quando os hábitos de alimentação são implementados. Primeiro vem a amamentação, depois a alimentação artificial, quando a criança começa a entrar em contato com comida (algumas até mesmo com doces, balas, e refrigerantes).

– A recomendação é que os pais comprem a pasta de dente com flúor na concentração normal de adulto. Para as crianças com até três anos, essa quantidade deve ser de um grão de arroz cru de pasta na escova. A partir dos quatro anos, a quantidade pode ser equivalente a um grão de ervilha. A partir dos sete ou oito anos pode-se aumentar a quantidade, mas sem exageros.

8 recomendações para você

Deixe seu comentário