• Carregando...
Você sabe como cada brincadeira ajuda a desenvolver?
| Foto:

Pega-pega, natação, futebol e bicicleta são brincadeiras divertidas e desenvolvem habilidades motoras. Porém, também é importante incentivar experiências emocionais que estimulem comportamentos como planejar ações, negociar, direcionar e atingir os objetivos. A pediatra Wylma Hossaka, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, diz que algumas brincadeiras populares são capazes de desenvolver tais habilidades.

Para treinar liderança, jogos como ‘meu mestre mandou’ ajudam a estimular autonomia, autoestima e confiança; para treinar a cooperação, atividades em grupo, como ‘cabo de guerra’ e ‘caça ao tesouro’ estimulam o trabalho em equipe e as crianças aprendem a negociar e ceder em determinadas situações. “Brincadeiras em grupo trazem socialização e experiências diferentes daquelas da rotina diária de uma criança”, diz Wylma.

Para estimular os sentidos, jogos como ‘cabra-cega’ e ‘gato mia’ ajudam a explorar o ambiente, estimando que a criançada desenvolva os seus sentidos como a audição, tato e olfato. Para desenvolver o raciocínio lógico e estratégico são indicadas as brincadeiras ‘rouba a bandeira’, ‘dama’ e ‘xadrez’, que desenvolvem a capacidade de criança de prever situações e lidar com elas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]