Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Fio dental não é mais “recomendado” nos Estados Unidos

Amanda Milléo
05/08/2016 16:11
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Escovar os dentes e passar o fio dental tem sido a rotina na higiene bucal de muitos brasileiros. Uma reviravolta, porém, surgiu nessa semana, quando as entidades norte-americanas de Saúde, Serviços Humanos e Agricultura não conseguiram comprovar os benefícios do fio dental, a pedido da Associated Press. Como resposta, o governo dos Estados Unidos retirou a recomendação do uso de fio dental das Diretrizes Alimentares dos Americanos, o que chamou a atenção do resto do mundo.
Para comprovar a falta de evidências, a AP verificou 25 estudos, conduzidos nos últimos 10 anos, que comparavam o uso da escova de dente com a combinação escova e fio dental. Os resultados mostraram que a evidência do fio dental era “fraca, não confiável”, “de baixa qualidade”, com “moderado a alto potencial tendencioso”.
A publicação alerta, inclusive, para os malefícios do fio dental – especialmente se a prática for feita incorretamente. “Passar o fio dental sem cuidado pode machucar a gengiva e a função dental. Embora a frequência não seja clara, o fio dental pode deslocar as bactérias prejudiciais, que invadem a corrente sanguínea e pode causar perigosas infecções, especialmente nas pessoas com baixa imunidade, de acordo com a literatura médica”, alerta a publicação.

Já no consultório do dentista…

Há 32 anos cuidado da saúde bucal, o protesista dental Celso Russo, que também é presidente da Associação Brasileira de Odontologia – seção Paraná, diz que os benefícios do fio dental são claros na prática.

“Vejo muita diferença entre a pessoa que faz uso do fio dental com frequência e quem não faz. Mesmo em quem escova os dentes muito bem, você consegue ver a presença da placa bacteriana em áreas que a escova não consegue remover. O principal benefício do fio dental é na retirada da placa, que pode causar gengivites e periodontites”, diz Russo.

Cerca de 80% das cáries se formam na região entre os dentes – justamente no espaço onde as pessoas deveria passar o fio dental, de acordo com Celso Minomi, ortodontista e diretor de expansão das franquias GOU Clínicas. “Fio dental não é para retirar o resíduo alimentar, mas para retirar a placa bacteriana. E tem uma forma certa de usar. Não é só abaixar e levantar. O fio tem que entrar em contato com o lado direito, fazer a fricção, retirar, colocar novamente no mesmo espaço, e friccionar para o lado esquerdo”, explica Minomi.
Frequência certa
O ideal, para os dentistas, é que o fio dental seja usado todos os dias, em todas as escovações – depois de cada refeição. “Isso é ser utópico”, diz Russo, “Mas, pelo menos uma vez ao dia, principalmente à noite, para a remoção da placa bacteriana noturna, é melhor que nada”, completa.
Depois de cada refeição, não espere mais que 15 minutos para passar o fio dental. Com a retirada do alimento, o risco de formação de cáries diminui. Não se esqueça, porém, de escovar os dentes e fazer bochecho com antisséptico bucal.