Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Laranjas, manga e maçã: inclua as frutas da primavera na lista do mercado

Se você priorizar as frutas e legumes da estação, além de economizar no bolso, estará ingerindo alimentos mais saborosos e saudáveis

Manga, laranja, morango, agrião, couve. Confira os benefícios das frutas e hortaliças da primaveraManga, laranja, morango, agrião, couve. Confira os benefícios das frutas e hortaliças da primavera Foto: Bigstock

Mais que mudar o guarda-roupa, a troca na estação do ano pede também por ajustes na cozinha. Com a chegada da primavera, que começou oficialmente nesta segunda-feira (23), prepare-se para substituir e aumentar as frutas e hortaliças na dieta.

“A primavera é a época que mais tem fruta, verdura e legume. É só ver as árvores nas ruas, todas estão floridas. É a época mais rica”, lembra Alessandra Stefani, nutricionista responsável pelo setor de Nutrição do hospital universitário Evangélico Mackenzie, de Curitiba.

Tamanha riqueza se traduz em mais benefícios: comer uma fruta que não é da época, além de ser mais cara (pois demanda agrotóxicos e mais esforço dos produtores rurais para ser produzida) também não tem o mesmo sabor.

“Em termos nutricionais também tem uma diferença importante. O agrotóxico diminui as vitaminas e minerais da fruta. Aquelas da época não precisam de tudo isso para se desenvolver e devem ser priorizadas”, explica a nutricionista. 

As frutas e hortaliças do período também acabam atendendo a uma demanda do próprio organismo. Você não sente mais sede no calor? Pois então descasque uma laranja ou uma manga e delicie-se!

“No calor comemos alimentos mais frescos, e agora tem muitas laranjas, que podemos fazer sucos, folhas verdes para as saladas. E quem já quiser se preparar para o frio do ano que vem, aproveita a época para fazer compotas com as frutas da estação”, sugere a nutricionista.

Para ter uma compota mais doce, Alessandra dá a dica: as frutas da estação são, em geral, mais doces. “Coloca só o mínimo de açúcar, para dar o ponto, mas também dá para incluir cravo e canela, que colaboram com a doçura”, diz. A primavera segue até o dia 22 de dezembro.

Lista da feira na primavera:

Confira abaixo cada uma das frutas e hortaliças mais fáceis de encontrar durante a primavera, conforme o mês, de acordo com a indicação da CEASA-PR:

Setembro

A laranja é uma das frutas que permanecem na lista da feira para a primavera

A laranja é uma das frutas que permanecem na lista da feira para a primavera Foto: Visual Hunt.

Laranja Lima;

Laranja Pera;

Morango;

Tangerina Murgot;

Agrião;

Brócolis;

Couve Flor;

Couve Manteiga;

Espinafre;

Abóbora;

Alho;

Batata;

Batata Salsa;

Beterraba;

Cebola;

Inhame;

Nabo;

Rabanete.

Outubro

O sabor do figo é diferente entre uma estação e outra, então prefira a estação certa dele: a primavera

O sabor do figo é diferente entre uma estação e outra, então prefira a estação certa dele: a primavera Foto: Visual Hunt.

Figo;

Laranja Lima;

Laranja Pera;

Maçã;

Mamão Havaí;

Manga;

Melão;

Tangerina Murgot;

Agrião;

Brócolis;

Couve Flor;

Cheiro Verde;

Couve Manteiga;

Espinafre;

Abóbora;

Abobrinha;

Chuchu;

Tomate;

Vagem;

Alho;

Beterraba;

Cenoura;

Cebola.

Novembro

Banana também aparece na lista da primavera, embora esteja mais para o fim da estação

Banana também aparece na lista da primavera, embora esteja mais para o fim da estação Foto: Visual Hunt.

Banana;

Laranja Pera;

Manga;

Melancia;

Melão;

Tangerina Murgot;

Brócolis;

Cheiro Verde;

Rúcula;

Abobrinha;

Chuchu;

Tomate;

Vagem;

Beterraba.

LEIA TAMBÉM

8 recomendações para você

Deixe seu comentário