Saúde e Bem-Estar

Redação

Pesquisa aponta que uso do Ibuprofeno pode levar a infertilidade masculina

Redação
11/01/2018 07:00
Thumbnail

Pesquisa foi feita com 31 homens voluntários na Dinamarca. Foto: Pixabay.

Um estudo divulgado essa semana pelo periódico Proceedings of the National Academy of Sciences indicou que o Ibuprofeno, um anti-inflamatório comumente utilizado (principalmente por atletas) pode levar os homens a tornarem-se inférteis. De acordo com o estudo, homens jovens que utilizarem as mesmas doses ingeridas por atletas podem desenvolver infertilidade durante a meia idade.
A pesquisa foi feita na Dinamarca com 31 homens voluntários de idade entre 18 e 35 anos durante duas semanas. Desses, 14 receberam as mesmas quantidades do medicamento que atletas amadores e profissionais usualmente ingerem: 600 miligramas duas vezes por dia, sendo que 1.200 miligramas por dia é a dosagem máxima recomendada para o uso do produto. Os demais 17 voluntários ingeriram um placebo.
Entre os efeitos apontados pela pesquisa está a infertilidade e a disfunção erétil. Foto: Pixabay.
Entre os efeitos apontados pela pesquisa está a infertilidade e a disfunção erétil. Foto: Pixabay.

Efeitos

Nos homens que tomaram o Ibuprofeno, os pesquisadores constataram que acontece uma bagunça com os hormônios masculinos, como a redução no nível de testosterona, o que significa um sinal de disfunção nos testículos.
Isso produziu uma condição associada à diminuição de fertilidade. Outros problemas constatados foram a disfunção erétil, depressão e o aumento do risco de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC).
De acordo com os pesquisadores, com esse pequeno grupo de homens que utilizou o medicamento na pesquisa, os efeitos podem ser considerados reversíveis, mas isso não pode se aplicar a homens que utilizam o Ibuprofeno em longo prazo. Neste caso, segundo os pesquisadores, ainda se desconhece se os efeitos são reversíveis ou não.

Dados

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada quatro casais em idade reprodutiva não conseguiriam ter filhos, apesar de tentarem por cinco anos. Outro estudo revelou que mais de 45 milhões de casais de todo o mundo, ou seja, 15% do total, eram inférteis em 2010, enquanto um terceiro estudo não relacionado sugeriu que os homens eram os únicos responsáveis por 30% dos casos de infertilidade e contribuíam com até 50% dos casos em geral.

Pesquisa anterior

A pesquisa é uma continuação de outra investigação realizada em mulheres grávidas que ingeriram o Ibuprofeno. Este estudo havia mostrado que, entre outros medicamentos, o Ibuprofeno teria afetado os testículos dos bebês das mães que ingeriram o composto, tanto na gravidez quanto no período de amamentação.
O ideal, de acordo com esta análise, é que as mães perguntem aos profissionais de saúde se devem ou não utilizar esse medicamento.
LEIA TAMBÉM