• Carregando...
São necessários entre 500 mg a 4 mil mg do nutriente, por dia, variando conforme a idade da pessoa e os sintomas que ela apresenta. Foto: Bigstock.
São necessários entre 500 mg a 4 mil mg do nutriente, por dia, variando conforme a idade da pessoa e os sintomas que ela apresenta. Foto: Bigstock.| Foto:

Cansaço, fadiga, mal estar, dor de cabeça e mesmo a falta de sono são sintomas comuns de um problema que nem todo mundo pensa ter: deficiência de magnésio.

A falta desse nutriente no organismo pode afetar desde a musculatura à pressão arterial e a reposição nem sempre se dá apenas pela alimentação.

Falta de magnésio, e agora?

Embora o magnésio esteja presente em sementes de abóbora e girassol, amêndoas, avelã, castanha-do-Pará, caju, amendoim, espinafre, beterraba, quiabo e aveia, a população pode não ter acesso fácil a esses alimentos e nem com a regularidade que o corpo exige.

São necessários entre 500 mg a 4 mil mg do nutriente, por dia, variando conforme a idade da pessoa e os sintomas que ela apresenta.

“O magnésio é muito usado como parte do tratamento de pacientes que têm dificuldades de ir ao banheiro. E a constipação é, hoje, um cenário muito comum pela alimentação desregrada. A dosagem do magnésio aumenta até a pessoa sair da constipação. Outro uso comum é em pacientes com uma doença grave, que consome muita energia. O magnésio atua na formação de energia do organismo”, explica Márcia Simões, médica pós-graduada em nutrologia.

Quando os alimentos não dão conta da necessidade diária, vale consultar o médico por um suplemento de magnésio.

“Um erro comum é a pessoa achar que a reposição de magnésio é pelo cloreto de magnésio, a forma mais comum, encontrada em farmácias. Não é. O suplemento é geralmente feito por uma farmácia de manipulação, conforme as necessidades daquele paciente e vem em forma cápsulas, efervescente, comprimido, da forma que ele achar melhor”, reforça a médica.

Exame identifica a deficiência de magnésio 

Basta um exame de sangue simples para identificar a deficiência de magnésio, mas alguns sinais podem dar dicas de que o nutriente está em baixa. Por exemplo, muito cansaço, fadiga, mal estar e a falta de sono ou insônia.

“O magnésio atua na formação de energia, na manutenção do código genético, na formação das proteínas, no movimento da musculatura, regula a pressão arterial, regula até mesmo sintomas de enxaqueca e atua na falta de sono”, explica Marcia.

Quantos magnésio existem?

O leite de magnésio é aquela fórmula conhecida, encontrada nas farmácias, para constipação.

Vem, geralmente, em forma de pó e não é nem mesmo o laxante mais recomendado pelos médicos.

Antes de buscar qualquer medicamento, procure mudar a alimentação, incluir exercícios físicos na rotina e tomar mais água.

Existe ainda o asparcato de magnésio, que tem uma atuação importante no sistema nervoso central. Esse magnésio atua na melhora do desempenho cerebral, da capacidade de memória e cognição.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]