Saúde e Bem-Estar

RBS, por Camila Kosachenco 

Dá mais fome no inverno, sim! Veja os alimentos que ajudam a controlar o apetite

RBS, por Camila Kosachenco 
27/06/2018 11:30
Thumbnail

Sempre descontar frustrações na comida é sinal de algum distúrbio. Foto: Bigstock.

Não é impressão sua: de fato, sentimos mais fome dos dias frios. Trata-se de uma resposta fisiológica do organismo para manter a temperatura corporal. Contudo, não dá para usar esse fenômeno como desculpa para exagerar e comer tudo o que estiver disponível. A dica é apostar em trocas inteligentes, evitando o excesso de carboidratos e gorduras.
“Na tentativa de manter a temperatura, o corpo gasta mais calorias. Se a pessoa mantiver a mesma dieta do verão, pode até perder peso”, explica a nutricionista Raquel Fitz, da Santa Casa de Porto Alegre.
Veja dicas dos especialistas para não ter problemas com a balança neste inverno.

Aposte em bebidas quentes

(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)
Chás e chimarrão são boas opções para trazer a sensação de calor e conforto, indica a nutricionista clínica, esportiva e preventiva Tatiana Galdino. O clássico café com leite também entra na lista, mas com um detalhe importante. “Sem chantilly!”,  destaca Tatiana.
É bom lembrar que chá e chimarrão não substituem a água. Portanto, mantenha o consumo do líquido mesmo nos dias mais frios. E quando bater aquela vontade de tomar chocolate quente?
“Não deve ser um hábito, mas não deixe de consumir. Dá para pedir uma versão com menos gordura, sem leite integral e sem chantilly”, pondera a nutricionista.

Feijão na salada?

Combinação clássica brasileira, o arroz e feijão nos deixa mais saudáveis. Foto: Arquivo/Gazeta do Povo.
Combinação clássica brasileira, o arroz e feijão nos deixa mais saudáveis. Foto: Arquivo/Gazeta do Povo.
Embora não seja tão convidativo nos dias frios, é fundamental manter o consumo de frutas e verduras. Apostar em legumes cozidos ou refogados é uma forma de tornar o prato mais aconchegante.
Frutas como maçã e pera, por exemplo, também podem aparecer em versões quentes. E se as folhas verdes não apetecerem, Tatiana Galdino tem uma dica:
“Uma boa tática é colocar feijão por cima da salada crua”.

Temporada de sopas e cremes

Seguindo a ideia de optar por comidas que trazem conforto e calor, as sopas e os cremes são ótimas opções para manter o corpo aquecido e saciado. Deve-se evitar aquelas versões com creme de leite ou leite de coco – que contêm mais gorduras – e também maneirar na quantidade de carboidratos.
“Há quem coloque batata, mandioquinha e massa. O ideal é escolher só um”, orienta a nutricionista Raquel Fitz.
Para quem prefere sopas mais cremosas, Tatiana Galdino indica algumas estratégias que ajudam na hora de engrossar a preparação: utilizar moranga, biomassa de banana verde, goma xantana ou um pouco de amido de milho.
“Também é bom cortar os alimentos em pedaços grandes. Assim, ao mastigar, você fica mais saciado e come menos”, ensina Tatiana.
Além dos legumes, a sopa deve conter uma fonte de proteína, como carne magra ou ovo.

Controle o álcool 

Sempre descontar frustrações na comida é sinal de algum distúrbio. Foto: Bigstock.
Sempre descontar frustrações na comida é sinal de algum distúrbio. Foto: Bigstock.
Nos dias frios, nada como aproveitar uma taça de vinho. Mas é bom ir com calma, pois, apesar de ser rica em antioxidantes (que previnem o envelhecimento das células), a bebida contém álcool.
– O problema não é tomar vinho, mas a quantidade que se toma – destaca Raquel.
Uma medida aceitável, sugere Tatiana, seria 100ml por dia. Se a ideia for beber um pouco mais, a indicação é controlar o consumo de carboidratos ao longo do dia.
LEIA TAMBÉM