Saúde e Bem-Estar

AFP e da Redação

Janet Jackson, com 50 anos, dá à luz ao primeiro filho

AFP e da Redação
04/01/2017 10:55
Thumbnail

Cantora e celebridade norte-americana deu à luz a um menino nesta terça-feira (3/1) (Foto: reprodução Instagram da cantora)

A celebridade Janet Jackson, de 50 anos, deu à luz seu primeiro filho, nesta terça-feira (3), conforme informou a imprensa americana.
Jackson e seu marido, Wissam Al-Mana, um empresário do Catar, apresentaram Eissa ao mundo após um parto “tranquilo”.
Janet teve um parto saudável e tranquilo e está descansando confortavelmente”, afirmou o porta-voz da cantora à revista People.
Irmã mais nova do falecido rei do pop Michael Jackson, Janet surpreendeu os fãs ao afirmar durante sua turnê mundial, em abril, que ela e seu marido estavam “planejando sua família”.
Em outubro, a revista People publicou uma foto da celebridade na praia com a barriga já aparecendo.

50 anos?

Mulheres que engravidam sem a ajuda de medicamentos, depois dos 40 anos de idade, tendem a viver mais, segundo um estudo norte-americano. Isso se dá porque o estrogênio, hormônio feminino, continua sendo produzido em abundância nas mulheres férteis. Mas, as chances de ser mãe diminuem bastante depois dessa idade.
A partir dos 40 anos, as mães precisam cuidar mais da pressão arterial e do coração. As mudanças hormonais naturais do período faz com que o corpo se sinta mais cansado e o risco de aborto espontâneo e morte fetal é muito alto, bem como as chances de anomalias. Elas também são mais vulneráveis ao parto prematuro, óbito, hipertensão e diabetes.
As mulheres mais maduras são fortes candidatas aos tratamentos de fertilidade, o que pode acarretar problemas financeiros e de saúde. “O tratamento de fertilização tem um custo alto e como o organismo não está adaptado para uma gravidez após os 40 anos, há muitos casos de mães que morrem no parto e de bebês que nascem com problemas”, explica o ginecologista e obstetra do Hospital Vita, Carlos Afonso Maestri.
No entanto, é cada vez mais comum gestações tardias, inclusive entre as famosas. As mais recentes são das atrizes brasileiras Carolina Ferraz, Dira Paes e Flávia Monteiro, que interpretou a professora Carolina  da primeira versão da novela Chiquititas, exibida no SBT na década de 1990.
Leia mais