Saúde e Bem-Estar

Sandrah Guimarães, especial para Gazeta do Povo

A maneira como você limpa lancheiras e bolsas térmicas altera a conservação dos alimentos

Sandrah Guimarães, especial para Gazeta do Povo
07/02/2019 16:39
Thumbnail

A limpeza tem que ser adequada para que os alimentos sejam conservados adequadamente. e não prejudiquem a saúde. Foto: Bigstock

Todo armazenamento e transporte de comida exige atenção, principalmente se o alimento vai passar horas guardado até ser consumido, como o lanche das crianças ou a janta de ontem que será seu almoço de hoje no trabalho. Antes de guardar na bolsa térmica ou lancheira, proteja frutas, sementes, sanduíches com sacos plásticos ou papel filme. Separe os alimentos. Use potes diferentes ou com divisórias e não deixe os  alimentos frios e quentes no mesmo compartimento, pois isso pode ocasionar o degelo mais rápido dos produtos. Isso vale também para bebidas e comidas.
A limpeza deve ser feita frequentemente. E tem um jeito certo, mais seguro, de garantir a higiene. A nutricionista Liz Elaine Sowek ensina como evitar indigestão e até intoxicação alimentar:

“É preciso higienizar a bolsa térmica, pelo menos uma vez na semana. Utilize hipoclorito de sódio diluído em água ou solução de álcool a 70% e deixe aberta para que seque. Atenção ao uso de alvejantes, pois deixam resquícios que podem contaminar os alimentos futuramente.”

O plástico é mais propenso à aderência de bactérias em relação ao vidro, porque é mais poroso. Entretanto, o plástico tem a vantagem de não quebrar. Opte por materiais plásticos livres de Bisfenol A (BPA) e PVC(Policloreto de Vinila), pois são nocivos ao organismo.” “O vidro tem higienização melhor, não deixa cheiro e nem gosto. Existem também as opções de metal-inox e silicone. É importante verificar se a opção de material pode ser levada  ao micro-ondas.”
Alimentos congelados ou gelados “suam” ao voltar a temperatura ambiente e umedecem aqueles que estão em volta. Com o tempo, pode acontecer de embolorar o tecido ou as costuras da bolsa térmica. Se você perceber manchas de bolor que não saem ao lavar, desapegue e troque por uma nova.
Preste atenção ao rótulo das embalagens e opte por recipientes adequados (Foto: Pixabay)
Preste atenção ao rótulo das embalagens e opte por recipientes adequados (Foto: Pixabay)
Segurança Alimentar
A comida fresca pode ficar na bolsa térmica por duas horas. Depois disso é importante deixar o alimento na geladeira por até oito horas. “Há marmitas no mercado que são acompanhadas de bolsa de gel térmico, para utilizar junto aos alimentos. Essas medições de tempo devem considerar o clima externo à bolsa. À medida que o você abre e fecha a bolsa por algumas vezes, o clima de fora afeta o interior dela. Em dias mais quentes, a temperatura interna é mais afetada nesse processo e tende a diminuir mais rápido.  Assim como a geladeira,  quando a bolsa é aberta poucas vezes, a conservação não é tão influenciada pelo clima”, explica a nutricionista Liz Elaine Sowek.

Dicas para manter higiene e sabor

    • O ideal é que os alimentos da marmita tenham sido preparados, no máximo, até 24 horas antes do momento da refeição e estejam refrigerados.
    • Tempere salada e legumes na hora de comer. Leve molhos para a salada, azeite ou limão espremido em potinhos separados. Se despejar pela manhã, eles irão umedecer os alimentos, comprometendo a textura e o sabor. Além disso, o azeite, por exemplo, resseca ao longo do dia.
    • Seque os folhas com papel toalha ou em uma centrífuga especifica  para este fim antes de embalá-los.
    • Coloque seus potes no mesmo sentido dentro da térmica e a carregue sempre ?de pé?.
    • Evite alimentos como maionese e patês, comida japonesa ( peixe cru, nem pensar  , alimentos com molho e creme de leite.
    • Priorize frutas com casca, arroz e feijão, carnes bem cozidas e em pedaços pequenos.

Exemplos que dão certo

Por economia, praticidade ou para seguir uma dieta restrita, muita gente adotou o hábito de carregar as próprias refeições. Karol Karin, 34 anos, trabalha com recursos humanos (business partner ) e é mãe de Letícia, 4 meses. Antes de engravidar, fez um acompanhamento com nutricionista.  Com a reeducação alimentar, perdeu  15 quilos e teve uma gestação saudável. Mas para isso, precisou usar a lancheira térmica e levar o que ia consumir pela manhã, no almoço e no lanche da tarde para o trabalho.

“Eu faço dieta equilibrada há muitos anos e as bolsas térmicas são muito práticas. As repartições e espaços ajudam muito a separar os alimentos quentes e frios. O material interno é bem fácil de limpar. Até sopa eu levava para o almoço. Usava todos os dias. Hoje estou de licença maternidade e aproveito as bolsas para transportar a mamadeira e o leite da minha filha.”

A empresária e artesã Mayara Costa, de Curitiba, pesquisou tecidos e revestimentos para desenvolver bolsas térmicas fáceis de limpar.  Ela optou por produzir produtos com o interior revestido de uma manta térmica, e sobre ela, uma película plástica impermeável. “Nós observamos que muita gente levava o lanche e as refeições em sacolas plásticas ou potes, e percebemos a necessidade das pessoas de terem um produto seguro. A manta térmica mantém a temperatura do alimento por duas ou três horas. Já o proteção plástica evita o acúmulo de resíduos e o cheiro forte de frutas, principalmente bananas. E um pano umedecido com álcool é suficiente para a limpeza diária”, ensina. 
Mayara Costa passa o dia fora de casa com sua mochila térmica (Foto: arquivo pessoal)
Mayara Costa passa o dia fora de casa com sua mochila térmica (Foto: arquivo pessoal)

Marmitas X frasqueiras

Ao escolher “o meio de transporte da sua comida”, é bom observar a diferença entre marmita e frasqueira. A marmita térmica é forrada de material isolante, com paredes refletivas e que tendem a manter por muito mais tempo a temperatura interna.  Ela protege a comida, uma vez que proporciona conservação e dificulta a entrada e proliferação de micro-organismos, reduzindo o ritmo de deterioração dos alimentos. Já a frasqueira é uma recipiente mais simples usado para transporte de lanches, sem a tecnologia do isolamento térmico.
Apesar de simples a frasqueira é útil para proteger frutas (Foto: Pixabay)
Apesar de simples a frasqueira é útil para proteger frutas (Foto: Pixabay)
LEIA TAMBÉM