Saúde e Bem-Estar

Julliana Bauer, especial para Gazeta do Povo

Lavar o frango cru, além de contaminar a cozinha, pode causar intoxicações gastrointestinais

Julliana Bauer, especial para Gazeta do Povo
19/07/2019 11:11
Thumbnail
Você lava o frango cru antes de preparar um prato com ele? Pois saiba que esta prática pode causar a contaminação de toda a cozinha.
Durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos – como a salmonella e campylobacter —  podem se espalhar ao redor da pia, nos utensílios de cozinha, nos outros alimentos, e até pelo piso – aumentando o risco de contrair intoxicações gastrointestinais. É o que afirma o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), órgão de função similar à Anvisa no Brasil.
A recomendação é reforçada pela Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, que afirma que é importante que a população saiba evitar as doenças de origem alimentar. Dentre as orientações, o órgão alerta para:
  • Manipulação com cuidado dos alimentos in natura, evitando seu contato com louças limpas e com alimentos prontos para consumo;

  • Higienização dos utensílios utilizados no preparo, bem como as mãos de quem estiver manipulando a comida.

  • Confira outras orientações abaixo.

“As pessoas lavam o frango por acreditar que, com isso, vão eliminar as bactérias que causam contaminação, mas o que acontece é exatamente o contrário”, alerta a nutricionista Nelci Tess, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Tess explica que a prática favorece a contaminação cruzada, que é transferência de microrganismos patogênicos de um alimento contaminado para outros, que não estejam contaminados.
“A salmonella, por exemplo, só é eliminada a uma temperatura de 72ºC. Então se a pessoa estiver lavando o frango e ali por perto estiver uma salada, que é ingerida crua, aqueles microrganismos que tiverem respingado na salada não terão morrido”, conta.
Em caso de infecção, alguns sintomas mais comuns e que exigem atenção são episódios de vômito, dores abdominais, febre e diarreia. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a bactéria salmonella, uma das mais comumente encontradas no frango, atua sobre o intestino, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea. Em casos raros, provoca graves infecções e até mesmo a morte.

Manuseio seguro

Quem tiver muita dificuldade em abandonar o hábito de lavar o frango cru deve tomar uma série cuidados especiais. “O ideal é deixar a pia e seus arredores completamente livres de outros utensílios e alimentos, e em seguida higienizar toda a área com água quente e sabão — usar água sanitária também ajuda”, ensina Nelci.
Confira outras dicas da nutricionista para o manuseio seguro da carne crua do frango no dia a dia:
  • Lave as mãos com água morna e sabão antes e depois do manuseio do frango

  • Use uma tábua separada para cortar e manusear o frango cru — e a higienize após o uso

  • Lave as tábuas, utensílios, louças e bancadas com água quente e sabão após preparar a ave e antes de preparar o próximo prato

  • Se você perceber que o frango que foi servido em um restaurante ou em qualquer outro lugar não está totalmente cozido — um risco comum em preparos grelhados — não o coma!

  • Evite utensílios de madeira — prefira tábuas de vidro, por exemplo, que são mais fáceis de ser higienizadas

LEIA TAMBÉM: