Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo

Previna-se das lesões mais comuns no futebolzinho de fim de semana

Gazeta do Povo
29/06/2019 15:00
Thumbnail

Os problemas campeões de reclamação dos atletas de fim de semana são os de ordem muscular. Foto: Bigstock.

Aquele futebolzinho do fim de semana nem sempre é 100% seguro para a sua saúde, e pode render algumas dores de cabeça por semanas. Confira como se prevenir dos problemas mais graves segundo o ortopedista Carlos Costa:
Canela com proteção “fake”
Caneleiras ajudam a impedir cortes e feridas, mas não evitam a fratura da tíbia. Entre amigos, a tendência é que não existam nem investidas fortes, nem jogadas bruscas.
“Vista” seu tornozelo
Tornozeleiras contribuem para dar mais estabilidade e firmeza à articulação do tornozelo. Elas são imprescindíveis até para o atleta de fim de semana. Campos muito irregulares e esburacados costumam causar mais entorses e fraturas nos tornozelos dos jogadores.
Estressados de tanto impacto
Fraturas em ossos, causadas por estresse, ocorrem quando se sofre impacto frequente, como em ossos que compõem o pé. De difícil diagnóstico, não são visíveis em Raio-X, mas outros exames detectam o o trauma.
Seu calcanhar não é de ferro
O rompimento do tendão de Aquiles, geralmente, é fruto de uma tendinite que se agrava para um estágio crôni­co (a tendinose), e só então culmina no romper do tendão. Obesos que não se exercitam são as “vítimas” mais frequentes. A pessoa chega ao consultório reclamando que sentiu uma espécie de pedrada no calcanhar.
Coxa e batata da perna
Os problemas campeões de reclamação dos atletas de fim de semana são os de ordem muscular. Quando não há um bom alongamento, a amplitude no movimento é comprometida e não é capaz de suportar tantos chutes e a correria que o jogo requer.

Grama sintética, uma inimiga Esse tipo de solo costuma prender muito mais o pé do atleta por causa da aderência do solado da chuteira com a grama. As torções rotacionais no joelho, sejam nos ligamentos ou no menisco (cartilagem que amortece o atrito entre o fêmur e a tíbia), costumam ocorrer quando há um movimento combinado de torção do joelho seguido rapidamente por um impacto.

Um médico de pulso
O tratamento para lesões no pulso deve ser rigoroso e despender muito cuidado. Erros no reposicionamento ósseo (como desvios, sobressaltos e espaça­mentos equivocados) podem fazer com que desenvolva uma artrose.
Cuidado com a caixola
As batidas de cabeça com cabeça podem acontecer na hora de receber uma bola aérea. Geralmente, traumatismos cranianos são cuidados por neurologistas. O melhor é não dividir bolas aéreas.
Peito e costela
Há poucos casos em que uma partidinha gera fraturas na caixa torácica, a menos que você jogue com brutamontes. Nem dê, nem receba cotoveladas.

Guia de sobrevivência na quadra e no campo

Como um bom soldado prestes a entrar em seu campo de batalha, o legítimo atleta de fim de semana também deve se preparar. Confira as dicas:
1. Aqueça da cabeça ao dedão do pé
Correr 15 minutos antes da partida é o suficiente para aquecer o corpo e relaxar articulações.
2. Não dê “migué” na hora do alongamento
Faça um alongamento decente que contemple a parte da frente e de trás da coxa, a panturrilha, a coluna e os membros superiores (ombro, braço, antebraço, pulso e mão).
3. Passe a acreditar
Essa deve ser a milionésima vez que você lê alguém te informando sobre a importância de beber água. Portanto, passe a acreditar e consuma o bendito líquido. Hidrate-se a cada 30 minutos, pois, durante a partida, o corpo fica mais quente e perde muito líquido e sais minerais.
4. Troque a saideira
Em vez de ir se atracar na cervejinha e no churrasco logo depois da partida, se alongue novamente. Isso garante uma recuperação mais efetiva para o seu corpo, nos dias que sucedem o futebolzinho.
5. Não perca o seu trabalho
Já que você realizou a grande façanha de se exercitar no fim de semana… que tal manter o pique até a próxima partida? Faça uma corrida de 20 minutos (aproximadamente 3 km) três vezes por semana. Isso estimula seus músculos a terem um bom desempenho e você começa a melhorar o condicionamento físico.
LEIA TAMBÉM