Saúde e Bem-Estar

Redação

Punhos e região da coluna são os mais atingidos pela osteoporose; saiba como prevenir

Redação
20/10/2018 07:00
Thumbnail

Punhos e região da coluna são os locais mais comuns para as lesões da osteoporose. Foto: Bigstock

Os primeiros sinais de que a osteoporose, doença caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, está se instaurando no organismo surgem, em geral, com as primeiras fraturas. Punhos e região da coluna são os locais mais comuns para essas lesões, e a mais temida delas ainda é a fratura do osso fêmur.
Neste Dia Mundial de Combate à Osteoporose, lembrado todo dia 20 de outubro, o Viver Bem separou as principais informações de como prevenir e tratar a osteoporose. Confira!

Regiões de fraturas

Por ser silenciosa, a osteoporose se compara a outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e os primeiros sinais da doença tendem a vir com as primeiras lesões. Fique atento a punhos, coluna e pernas, especialmente o osso fêmur, da coxa — regiões onde comumente ocorrem as fraturas decorrentes da osteoporose.

Fatores de risco

Além de uma vida sedentária e com alimentação desregrada, outros fatores elevam o risco para a osteoporose. São eles: tabagismo, etilismo e uso de medicamentos corticoesteroides.

Menopausa 

Mulheres que entraram na menopausa, ou mesmo pouco antes dela, de estatura baixa, com vida sedentária e baixa exposição solar precisam de atenção redobrada contra a osteoporose, pois são o principal grupo de risco. Se houver histórico de fraturas e casos da doença na família, então, procure mudar hábitos de vida com urgência.

Previna-se

Adotar hábitos saudáveis, de preferência desde a infância e até a terceira idade, é a principal forma de prevenir a osteoporose. Dentre essas medidas, entram:
Leite e derivados são alguns dos alimentos responsáveis pela indigestão. Foto: Bigstock
Leite e derivados são alguns dos alimentos responsáveis pela indigestão. Foto: Bigstock
Consumir alimentos ricos em cálcio sempre. Para um adulto, o ideal é ingerir entre 800 a mil mg por dia de cálcio, seja através de leite ou derivados. Isso equivale a duas a três porções de laticínios por dia e, como comparação, um copo americano de leite representa 300 mg de cálcio.
Faça exercícios físicos. Ossos tendem a ficar mais fortes quando são mais solicitados. Se mantiver o sedentarismo, o organismo entende que não precisa de um osso tão forte.
Tome sol, com segurança. Reforçar a reserva de vitamina D no organismo também favorece a proteção dos ossos, contra a osteoporose. Banhar-se com os raios solares ajuda na síntese da vitamina pelo organismo, mas fique atento aos horários de exposição e partes do corpo que serão expostas.
Quem não consegue sintetizar a vitamina de forma adequada pode conversar com o próprio médico sobre reposição através de suplementos.

Diagnóstico e tratamento

O exame que permite o diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea, que deve ser feito em mulheres tão logo a menopausa apresentar os primeiros sintomas e com urgência maior entre aquelas com histórico da doença na família.
A densitometria permite a identificação de pequenas perdas ósseas antes que ocorra a primeira fratura. Uma vez diagnosticada, o tratamento envolve um conjunto de medidas: desde adotar uma dieta rica em cálcio, exposição solar, reposição de vitamina D, atividade física e medicamentos que tanto bloqueiam a disfunção quanto aumentam a formação óssea.

Tire suas dúvidas!

Neste sábado (20), médicos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Paraná (SBEM-PR) estarão na Boca Maldita para tirar dúvidas da população sobre a osteoporose.
O atendimento é gratuito e os especialistas estarão lá das 9h às 17h.
LEIA TAMBÉM