Saúde e Bem-Estar

Da redação

Macarrão instantâneo ganha versão mais saudável

Da redação
17/09/2016 14:00
Thumbnail

(Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo) | HUGO HARADA

Quem é fã de macarrão instantâneo sabe que a composição do alimento não é lá das mais saudáveis. Basta uma rápida olhada na tabela nutricional do produto para ver as altas taxas de sódio, que chegam a 60% da recomendação diária da substância. O fato de ser pré-frito antes do consumo final também aumenta a taxa de gordura e traz malefícios para o coração.
Leia mais
A procura por alimentos mais saudáveis – ou, ao menos, versões mais saudáveis das guloseimas – é uma preocupação crescente, e a indústria alimentícia está de olho nessa mudança de comportamento do consumidor. A marca Cup Noodles, fabricante de um dos macarrões instantâneos mais conhecidos do mercado, está para lançar uma nova versão do produto, com menos quantidade de sódio.
O sabor mais popular da marca, o macarrão de frango, contém 1.430 mg de sódio, de acordo com informações repassadas ao jornal norte-americano LA Times. Esse valor representa 60% da ingestão diária recomendada. A nova versão, que será vendida, a princípio, apenas nos Estados Unidos, contém 1.070 mg de sódio – isso representa 45% da recomendação diária. Além da redução no sódio, o glutamato monossódico (realçador de sabor) foi substituído por uma proteína vegetal hidrolizada e suco de repolho verde foi adicionado para melhorar o sabor.
Aqui no Brasil, algumas marcas vendem produtos na versão light, com a redução de um ou mais ingredientes, não necessariamente o sódio. A Nissin, por exemplo, tem os sabores de lámen de galinha caipira, tomate e legumes na versão light.
(Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)
(Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)
Como deixar o macarrão instantâneo mais saudável?
A melhor opção é trocar a massa do macarrão instantâneo pela massa tradicional, que leva pouco mais de três minutos para ficar pronto, mas não tem tantas calorias quanto o instantâneo. Se não quiser mudar, deixe de lado o molho pronto que vem com o produto, repleto de conservantes e sódio em exagero. Use tomates de verdade e prepare um molho caseiro que, além de ser mais nutritivo, evita problemas renais e de hipertensão nas crianças e adultos.