Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Na hora de temperar, cuidado redobrado sempre. Foto: Bigstock
Na hora de temperar, cuidado redobrado sempre. Foto: Bigstock | Foto:

A literatura médica aponta uma relação direta entre o avanço da idade e a percepção gustativa, especialmente quando se trata do gosto salgado. “A idade compromete a identificação de alguns sabores e o problema é mais acentuado para o salgado e o amargo. Isso faz com que o idoso acrescente mais condimentos aos alimentos, em uma tentativa de recuperar os sabores conhecidos”, alerta o geriatra e professor de geriatria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), José Mario Tupiná Machado.

Segundo ele, o declínio da acuidade gustativa ocorre, em geral, a partir dos 70 anos, quando diminui o número de receptores gustativos existentes na superfície da língua. A condição, chamada hipogeusia, pode muitas vezes ser a porta de entrada para agravar doenças crônicas ou dificultar o seu manejo. “Como a detecção do sabor é limitada, espera-se que haja um consumo excessivo de sal, que se associa a doenças como a hipertensão arterial”, observa o cardiologista da clínica Cardio & Saúde, Sanderson Cauduro.

LEIA TAMBÉM

Sobrepeso não representa maior risco de morte em pacientes com diabetes tipo 2

Rastreio ósseo pode aumentar longevidade de pacientes com câncer de pulmão

Musculação na quarta idade: saiba os benefícios e cuidados

Estímulo

A hipogeusia, além de comprometer o desejo pela comida, pode levar a escolhas inadequadas dos alimentos, elevando o risco de desnutrição. “A perda parcial da capacidade de identificação de sabores acarreta diversas implicações psicológicas e nutricionais, além de prejudicar o fluxo salivar e os processos metabólicos do organismo”, diz Tupiná. Assim, contar com apoio nutricional é fundamental. A introdução de alimentos estimuladores do paladar, a preferência por temperos naturais e comidas com texturas diferentes, o aumento do consumo de água, a boa mastigação e a correta higienização bucal e de próteses dentárias são atitudes combinadas que ajudam a envelhecer com mais sabor.

 

FIQUE ATENTO

Confira alguns sinais de que o idoso está tendo uma perda parcial do paladar:

  • Perda de peso
  • Perda do apetite
  • Imunidade baixa
  • Desinteresse por alimentos

 

PAPILAS

Quando a dificuldade em perceber e diferenciar sabores estiver ligada ao processo natural de envelhecimento, significa que houve uma diminuição do número de receptores gustativos. Eles estão distribuídos no dorso da língua, em estruturas chamadas papilas. Nos jovens, são mais de 250 receptores para cada papila. Nas pessoas acima de 70 anos, menos de  100.

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]