Saúde e Bem-Estar

Aprender idioma e informática é um desafio

Amanda Milléo
30/07/2015 00:01
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Sofrer para desbloquear o celular ou não entender gírias em inglês são algo comum entre idosos. Isso porque domar a tecnologia ou aprender um idioma parecem ter obstáculos intransponíveis quando os anos passam.
Em relação aos idiomas, a menor velocidade de aprendizagem é compensada com a repetição das palavras, frases e explicações pelos professores. Os ganhos da idade estão no menor nervosismo e ansiedade, e o maior tempo livre. “Com eles aproveitamos muito mais o caminho do que a linha de chegada”, diz Renata Gardiano, proprietária da escola de idiomas Tea Time.
Na aprendizagem da informática, uma dica é recorrer aos jovens, netos ou sobrinhos. Peça para ver os ícones e os movimentos necessários para ligar, fotografar, responder uma mensagem ou para entrar em redes sociais.
DICAS PRÁTICAS
Veja erros e como progredir:
Palavras parecidas
Confundir palavras com a mesma fonética ou escrita, mas de significados diferentes, ou falsos cognatos, é um dos primeiros erros dos alunos acima dos 50 anos, diz a professora de inglês e proprietária da escola de idiomas Forever Young 50 +, Simone Carnio. Repetir é eficaz para aprender.
Não decorar
Decorar nunca é a solução em línguas. O ideal é entender, para solucionar algo que sai da sequência ou rotina conhecidas, diz a professora de informática Patrícia Liz, da Universidade da Maturidade, da Universidade Positivo. Mesmo na computação, interpretar os ícones e compreender a lógica dos programas é fundamental, e traz confiança.
Dicas práticas
Para fixar o que foi passado na aula de idiomas, vá ao supermercado e passe pelas seções dos produtos importados. Leia ingredientes e receitas das embalagens.
FIXE MAIS
Cinema, só legendado. Preste atenção às cenas e ao que está sendo dito sem recorrer à legenda. Nos museus, ao lado de cada obra ou no início da exposição há sempre explicações em português e em inglês. Procure pelo idioma estrangeiro e traduza o que puder.