Saúde e Bem-Estar

Ideias para manter o pique nos exercícios

Bel Victorio
30/07/2015 00:01
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Nem todos se adaptam ao ambiente de academia. Para o idoso, a vergonha de suas dificuldades articulares, o medo de se julgado pela forma física “fora do padrão” ou mesmo o som alto podem ser motivos para frequentar o local apenas nos primeiros horários, sem a presença de muitos frequentadores, ou até ser responsável por abandonar os exercícios.
Uma solução pode ser compartilhar um personal trainer ou procurar studios especializados, com poucos alunos por aula. “Isso é importante pois o idoso não procura a atividade só pela parte física, mas também pela socialização”, diz o professor do curso de Educação Física do UniBrasil, André Brauer Junior, doutorando em atletas máster (terceira idade).
Outra vantagem, diz a educadora física e fisioterapeuta Andrezza Tramujas da Silva, é a maior atenção. “Por toda a sessão, há um professor orientando, o que proporciona mais segurança na realização dos exercícios, reduzindo os riscos de lesão”.
Os treinos devem ajudar nas dificuldades diárias do idoso (que incluem tarefas básicas como subir escadas, caminhar e se levantar de uma cadeira) e levar em conta limitações cardiovasculares, articulares e neurológicas, assim como diabete e hipertensão.
INVISTA
Exercícios para condições comuns nessa faixa etária:
A perda muscular e óssea é evitada com exercícios de força e, para prevenir quedas, não se esqueça de trabalhar os membros inferiores. Para melhorar o equilíbrio e a coordenação, vale apostar em pesos livres (e não apenas em máquinas).
BOM COMEÇO
Cuidados aos sedentários:
Avaliação
Faça avaliação física para saber se exames, como os de coração, são necessários. Assim se define o treino, a frequência semanal e o tempo diário.
Treinos
A recomendação geral é de 30 minutos diários, cinco vezes por semana. Para quem está começando, o exercício pode ser fracionado, com três sessões diárias de 10 minutos, com intervalos. As cargas de peso devem aumentar progressivamente.