Saúde e Bem-Estar

Aplicativos ajudam cuidadores informais

Amanda Milléo
30/07/2015 00:01
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

A lista de obrigações dos cuidadores informais vai da hora certa do remédio à melhor forma de banhar o familiar; passa pela alimentação adequada até a ajuda para se desvencilhar de sentimentos negativos, como culpa e raiva pelo trabalho solitário. Há aplicativos que podem facilitar as tarefas, veja alguns:
APLICATIVOS
Tenha um smartphone à mão:
Dicas
Cuidar de idosos: deixar o termômetro de mercúrio menos de cinco minutos no idoso pode dar resultado falso, e não é indicado dar calmantes e sedativos quando ele estiver com confusão mental. O aplicativo traz ainda dicas sobre medicamentos, Alzheimer e as principais emergências. Disponível para iOS.
Elderly Mobility Scale: avalie a mobilidade do idoso através do aplicativo, que traz as escalas de sete respostas funcionais ou dimensionais da pessoa. Apesar de ser em inglês, é possível guardar as informações para serem apresentadas ao geriatra depois. Para iOS.
Vigilância
Alfred – Home Security Surveillance IP Camera: com dois aparelhos smart (um como câmera, outro como monitor) equipe a casa do idoso, vigiando-o à distância. Android e iOS.
Medicação
Caixa de Remédios: lembra o remédio e a hora que deve ser dado. Com o código de barras do medicamento, monte uma agenda e adicione todas as pessoas cuidadas para que os lembretes sejam individualizados. Para Android e iOS.
Hora do Remédio: avisa quando o remédio está acabando e lembra a hora certa. Cria uma lista diária de todos que precisam ser tomados, e a envia por e-mail, com observações sobre o tratamento. Disponível para iOS.
My Eye Drops: em inglês, dá dicas de como administrar o colírio, especialmente a pacientes com glaucoma. As orientações são dadas em áudio, para facilitar a compreensão durante a aplicação. Para Android e iOS.
Alimentação
NutraBem: controle o peso e a alimentação , calculando a necessidade diária de energia. Tem 1,5 mil receitas, dicas de substituições e conceitos mais atuais e reconhecidos de alimentação e longevidade. Android e iOS.
Tecnonutri: após definir a dieta, avisa quando e o que comer. Consulte o valor nutricional de mais de dois mil alimentos. Para Android e iOS. 
Dor
Pain Care: o aplicativo ajuda o idoso com dificuldades de fala a comunicar o nível de dor . Em inglês, elenca causas da dor e registra sua frequência. Para iOS e Android.
Atividades
Jogos para idosos: exercite a sua mente: oito jogos, de lógica, velocidade, memória, percepção, cálculo até consciência, reconhecimento e foco voltados aos idosos. Para iOS.