Saúde e Bem-Estar

Cuidadores de idosos da família sofrem física e mentalmente

Amanda Milléo
08/06/2015 17:18
Thumbnail
Filhas, esposas, sobrinhas ou netas são, geralmente, as principais responsáveis pelo cuidado dos idosos da família, segundo uma pesquisa realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP. O acúmulo das atividades de cuidadora com as tarefas da casa gera uma sobrecarga física e emocional, aliada a sintomas de ansiedade e depressão.
O tempo médio dedicado aos idosos é de sete anos, de acordo com o estudo, variando de seis meses a 30 anos. Cinco dias durante a semana e praticamente os dois dias nos fins de semana eram dedicados aos cuidados, além das tarefas de casa. “As mulheres vivem cinco anos ou até mais que os homens, segundo dados da literatura. Essa ‘feminização da velhice’ faz com que a sociedade atribua à mulher a tarefa de cuidar dos idosos”, explica a enfermeira e autora da pesquisa, Edilene Araújo Monteiro.
A média da idade dos cuidadores é de 50 anos, de acordo com o estudo. No período de cuidado, 45,4% dos cuidadores entrevistados para a pesquisa indicaram que o estado de saúde piorava a cada ano devido às exigências do trabalho. “Existem diversos problemas enfrentados pelo cuidador, desde um ambiente familiar inadequado, resistência do idoso aos cuidados, deficiência de recursos materiais e financeiros. Cuidar de um idoso por tempo prolongado expõe o cuidador ao risco de adoecer, principalmente quando é o único responsável por essa função”, afirma Edilene.
Maneiras de relaxar
Faz oito anos que Ana Claudia Miquelini cuida de idosos e, mesmo ocupando praticamente todo o dia com os cuidados, ela consegue separar alguns momentos para si. Quando a idosa de 94 anos que atende está dormindo, ela aproveita para retomar um livro, ver algum programa na televisão ou mesmo escrever, e assim, relaxar. “É um trabalho que sobrecarrega, cuidar de um idoso é mais difícil do que de criança. Você tem que pensar muito antes de falar com ele, porque pode sem querer magoar. Segurá-lo de qualquer jeito também pode machucar”, diz.