• Carregando...
Estudo associa carboidratos refinados com depressão
| Foto:

Foram analisadas na pesquisa mais de 70 mil mulheres, entre 50 e 79 anos (Foto: Bigstock)

Carboidratos refinados, como aqueles encontrados no pão branco, arroz branco e em refrigerantes, podem prejudicar a saúde de mulheres idosas. Um estudo da College of Physicians and Surgeons da Universidade de Columbia, publicado na The American Journal of Clinical Nutrition, encontrou uma associação entre o consumo elevado desses alimentos altamente processados e o aumento no risco de depressão, mas não em uma relação direta de causa e efeito.

Felizmente, o estudo mostrou que o oposto também é verdadeiro: aquelas mulheres que comem mais grãos integrais, vegetais, frutas e fibras parecem ter um risco menor de depressão. Foram analisadas mais de 70 mil mulheres, entre 50 e 79 anos.

Os pesquisadores ressaltam que mais estudos devem ser realizados em outras populações como, por exemplo, os homens e mulheres mais jovens, tentando relacionar também com a parte hormonal.

Estudo associa carboidratos refinados com depressão

Por que os carboidratos?

É bem conhecido que pessoas que têm depressão tendem a buscar alimentos ricos em carboidratos. Uma explicação plausível são os picos nos níveis de açúcar sanguíneos, que fazem com que a pessoa sinta menos saciedade, pois logo depois há uma queda brusca nos níveis de açúcar pela liberação da insulina, aumentando a fome e a vontade de comer.

Estudos em longo prazo mostram que comer esse tipo de carboidratos está associado com um aumento na gordura abdominal no decorrer de cinco anos. Além disso, podem causar inflamação no corpo.

Nem todos são tão ruins

Nem todos os carboidratos são iguais. Muitos alimentos integrais são ricos em carboidratos e são muito saudáveis e nutritivos. Por outro lado, os carboidratos simples ou refinados tiveram muito desses nutrientes e fibras removidas. Alguns produtores enriquecem seus produtos com vitaminas sintéticas após o processamento. Ingerir carboidratos refinados está relacionado com um aumento drástico no risco de muitas doenças, como a obesidade, doença cardíaca e diabetes tipo 2. Os carboidratos refinados incluem a maioria dos açúcares e grãos processados.
Alimentos integrais que contêm carboidratos tendem a ser incrivelmente saudáveis, mas como todo alimento não deve ser consumido em excesso. Entre os alimentos saudáveis que contêm carboidratos integrais estão os vegetais, frutas, legumes, tubérculos e grãos integrais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]