• Carregando...
Descubra quais vitaminas podem estar faltando nas suas refeições
| Foto:

Até os 39 anos, o organismo é capaz de repor todos os nutrientes que perdemos. Depois dessa idade, a absorção de vitaminas e minerais diminui pela mudança no funcionamento de órgãos como estômago e intestino. “A produção de ácido gástrico é reduzida e a quantidade de medicamentos que os idosos consomem prejudica a absorção dos nutrientes”, explica a nutricionista Luana Berri.

Vitamina D, cálcio, ferro e vitamina C. Em falta, estes são os nutrientes que causam mais impacto no organismo. “Uma alimentação saudável e equilibrada é capaz de repor todos eles”, diz o nutrólogo e oncologista Lauro Araki. O consumo de suplementos pode ser necessário quando o paciente tem problemas gastrointestinais, como constipação, ou passou por cirurgia bariátrica.

Em falta

Veja o que acontece quando elas faltam:

Carência de vitamina B12
Causa de desordens neuropsiquiátricas à gastrite atrófica. Como repor: carnes, ovos e peixes.

Ferro insuficiente
Reduz a produção de enzimas e hormônios e afeta trocas gasosas. Como repor: feijão, soja, lentilha, grão de bico, fígado, gergelim e beterraba.

Vitamina B6 de menos
Afeta o sistema imunológico, causa irritabilidade, fraqueza muscular, constipação e falta de apetite. Como repor: leite, gérmen de trigo, carne vermelha e fígado.

Falta de cálcio e vitamina D
A falta de cálcio reduz a qualidade dos ossos. Como repor: laticínios, folhas verde-escuras, castanha do pará, tofu. A falta de vitamina D ajuda a diminuir o cálcio dos ossos, causando osteoporose e osteopenia. Como repor: com exposição ao sol por 15 minutos sem filtro solar e a ingestão de óleo de peixe, sardinha, salmão e atum.

Menos vitamina C que o necessário
Sua carência pode gerar distúrbios psicológicos, como depressão, e fraqueza. Como repor: laranja, goiaba, abacaxi e kiwi ou seus sucos frescos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]