Saúde e Bem-Estar

Frutas e vegetais que ajudam a prevenir a catarata nos idosos

Da redação
30/03/2016 22:00
Thumbnail

Incluir duas porções de frutas e verduras, ricas em vitamina C, todos os dias na dieta, ajuda na adiar a catarata

Ficar mais velho é um fator de risco para desenvolver a catarata nos olhos, assim como ter casos de catarata na família e varia conforme os hábitos alimentares. Quem consome mais frutas e verduras, especialmente aquelas ricas em vitamina C, pode postergar a chegada da doença, de acordo com uma nova pesquisa, divulgada pela revista Ophthalmology.
O estudo envolveu cerca de mil pares de mulheres gêmeas do Reino Unido, com uma média de idade de 60 anos, que responderam um questionário sobre os hábitos alimentares e tiveram os olhos avaliados para a progressão da catarata. Aquelas mulheres que tinham uma dieta rica em vitamina C e comiam duas porções de frutas e duas porções de vegetais, por dia, tinham um risco 20% menor de desenvolver a doença.
A conclusão dos pesquisadores foi que os fatores genéticos correspondem a 35% na progressão das cataratas, enquanto que fatores ambientais, como a alimentação, respondem por 65% na progressão da doença.
LEIA TAMBÉM:
Inclua na lista
Na próxima ida ao mercado, não se esqueça de comprar os seguintes alimentos ricos em vitamina C:
– laranja
– melão
– kiwi
– brócolis
– folhas verdes escuras

O que é catarata?

A doença se caracteriza pela perda da transparência do cristalino, que é uma lente natural do olho, tornando a visão acinzentada e opaca.