Saúde e Bem-Estar

Idosos têm primeiro centro de convivência LGBT na Argentina

Da redação
02/02/2016 15:55
Thumbnail

Norme, diretora do centro, com sua companheira Ramona (Foto: Reprodução)

Idosos gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais na Argentina ganharam o primeiro espaço de convivência para adultos LGBT‘s do mundo. O Centro de Jubilados Puerta Abierta é voltado a um público que sofre os preconceitos e discriminação da escolha sexual, além da idade, especialmente porque são vistos como “raros” e sem espaço nos asilos tradicionais.
Localizado no bairro de San Cristóbal, em Buenos Aires, o Centro funciona há seis anos como um lugar de encontros de homens e mulheres para conversarem, acompanhados de psicólogos, para organizarem viagens, saídas aos teatros, idas ao cinema, debates, bailes e festas de aniversário. Antes, o local servia apenas como espaço cultural.
“Não se fala da sexualidade dos idosos e dizer ‘sou idoso, tenho netos e estou bem acompanhada’ é relativamente novo. Eu tenho 73 anos e como a maioria dos que veem a Puerta Abierta tive um passado hétero e formei uma família, mas um dia decidi falar o que se passava. Somos de uma geração que cresceu com a ideia de que era um horror ver um homem com outro homem, que era algo que se devia castigar. Tirar esses preconceitos tão instalados na cabeça não é fácil, mas acompanhada de outras pessoas que pensam igual é melhor”, afirmou Norma Castillo, diretora do espaço, em entrevista ao site argentino InfoJus Notícias.