Saúde e Bem-Estar

Livro aborda como evitar ficar “gagá”

Da redação
06/04/2016 14:36
Thumbnail
O declínio cognitivo, também chamado envelhecimento cerebral, começa quando a adolescência acaba. Esta constatação durante uma aula na Stanford University, no ano passado, levou a psicóloga Marisa Caiado, e diretora do Grupo Novapersona, a pesquisar o assunto e escrever um livro, que será lançado sábado (09), na ExpoLondrina, em Londrina.
O livro “Gagá?? Nem pensar – Redesenhe seu futuro: longo, lúcido saudável e feliz”, pela Reino Editorial, traz a lição de que começar a pensar na velhice aos 60 anos de idade ou mais tarde é um grande equívoco. No livro ela reúne opiniões de cientistas, pesquisadores e mestres sobre o tema, além de formas de prevenção e de conclusões próprias, retiradas da sua vivência. “Idade todos terão, mas a velhice talvez possa ser adiada, minimizada ou extirpada do espírito“, diz ela.
Ela também se dirige às corporações para falar da terceira idade, apontando que é errado dizer que trabalhadores mais velhos ficam desmotivados, acomodados e com pior desempenho. “As organizações precisam ficar atentas ao declínio cognitivo e ajudá-los, em lugar de demiti-los. Além da confiança, esses trabalhadores detêm conhecimentos e experiência valiosos para serem desprezados”, diz ela.