Saúde e Bem-Estar

Não consegue se concentrar? TDAH também atinge adultos e idosos

Da redação
19/01/2016 12:16
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH, não é uma doença exclusivamente infantil. Há cada vez mais adultos com mais de 50 anos sendo diagnosticados tardiamente, embora os sintomas se confundam com outras doenças, inclusive com sinais de demência.
A desordem se apresenta ainda na infância, quando o cérebro está começando a se desenvolver, por volta dos sete anos de idade. Porém, os sintomas podem durar a vida toda, e demorar até se manifestar.
A pessoa com TDAH pode sofrer com uma inabilidade de se concentrar e focar, ser alguém inconsistente, que sempre se atrasa para as reuniões ou tem problemas em organizar as tarefas diárias. Essas pessoas têm maior tendência a perder o emprego ou entrar em falência, pagar contas com valores além do necessário ou com valores menores, atrasar o pagamento delas ou nem mesmo pagá-las.
Como o transtorno tem características genéticas, muitas vezes os pais e avós são diagnosticados depois que os filhos e netos receberam o mesmo diagnóstico. Se um pai tem TDAH, a criança tem uma chance de 50% em desenvolver o transtorno.
Avaliação
Se há dúvidas dos sintomas, além de procurar um médico, o Centro Norte-americano para Desordem de Déficit de Atenção para Adultos separou um questionário, em inglês. Você pode conferir aqui e testar. Leve o resultado a um médico de confiança.
Tratamento
Da mesma forma que as crianças, o tratamento do TDAH em adultos e idosos se dá por meio de medicação e psicoterapia, ou os dois combinados. A medicação funciona da mesma forma, embora tenha de ser administrada com prudência devido às doenças associadas à terceira idade, como hipertensão e problemas do coração.