Saúde e Bem-Estar

O café da manhã ideal para quem passou dos 60 anos

Marina Mori
22/12/2015 09:00
Thumbnail

Saborear um café da manhã completo (e rico!) é fundamental para começar o dia com o pé direito. Fotos: Bigstock.

Idosos se desnutrem por três fatores: fisiológico, patológico e social. A diminuição do olfato e do paladar é responsável pela redução do apetite, o que pode levar à anorexia. Segundo Lauro Araki, nutrólogo e oncologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Marcelino Champagnat e Clínica Sugisawa, usar remédios por muito tempo também dificulta a alimentação, assim como o sentimento de solidão. Por causa do metabolismo, que se torna mais lento com o passar dos anos, o organismo precisa não só de vitaminas e minerais, mas também de carboidratos e proteínas diariamente, completa o especialista.
Saborear um café da manhã completo (e rico!) é fundamental para começar o dia com o pé direito. Pelo menos três vezes ao dia, o idoso deve consumir fontes de cálcio. Os melhores horários da ingestão deste mineral são no café da manhã e nos intervalos das refeições, pois o elemento é melhor absorvido quando não compete com outros nutrientes, como o zinco e o ferro.
Os carboidratos também devem estar presentes no café e em outras refeições. Eles são fonte de energia, usados pelo corpo tanto para uma simples caminhada como para o bom funcionamento do cérebro. Pães, arroz, feijão e batatas são exemplos de alimentos ricos em carboidratos e vale lembrar que os integrais são sempre mais saudáveis.
Além da alimentação, existe um ingrediente essencial no dia a dia: água. A hidratação ajuda a manter o corpo saudável e evita sintomas como a cãibra. Por isso, trocar o café pelo chá, na refeição matutina, pode ser interessante, pois a cafeína prejudica a absorção de cálcio dos ossos.
Obstáculos
Embora pareça fácil, a rotina alimentar de quem passou dos 60 anos apresenta obstáculos. Um deles é a prótese dentária, que torna a mastigação mais delicada. As papilas gustativas também se atrofiam e a percepção dos sabores é reduzida, alerta Thaís de Brito, nutricionista do Spa Estância do Lago e Bárbara Peters, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP e membro da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). O resultado é querer salgar ou adoçar demais a refeição. Nesse período da vida é comum perder o interesse pela comida, o que favorece a desnutrição e o surgimento de doenças. Como uma forma de ajudar a reconquistar o paladar, temperos, são bem-vindos, como orégano e especiarias, para realçar os alimentos.
DIA A DIA
Luana Berri, nutricionista do Hospital do Idoso Zilda Arns, dá sugestões de um café da manhã rico em nutrientes para idosos:
  • Chá
    Troque o café pelo chá. A cafeína pode prejudicar a absorção de cálcio dos ossos, prefira as bebidas à base de ervas, como o chá de camomila ou capim limão.
  • Vitamina
    A mistura de leite, frutas e até mesmo sementes como chia e linhaça são uma opção nutritiva.
  • Pão fatiado integral
    O carboidrato é o primeiro combustível para o cérebro funcionar melhor. Uma alternativa ao pão é o mingau de aveia com leite.
  • Queijo branco
    Tem menos gordura, é fonte de proteína e cálcio.
  • Uma porção de frutas
    Mamão, banana e melão são boas opções.